O F. C. Porto convocou uma Assembleia Geral para 13 de novembro para aprovar os novos estatutos do clube, que incluem novidades como a possibilidade do voto eletrónico e o facto de as eleições poderem ser realizadas até junho.
Corpo do artigo
O F. C. Porto convocou uma Assembleia Geral para o próximo dia 13 de novembro, às 21 horas, no auditório do Dragão, cuja ordem de trabalhos prende-se com: "deliberar sobre a aprovação dos novos estatutos do clube; meia hora para serem tratados assuntos de interesse para o clube", lê-se, no comunicado dos azuis e brancos.
Os sócios do F. C. Porto já podem ver os novos estatutos do clube no site oficial. Entre as principais novidades, está a possibilidade das eleições presidenciais serem realizadas até junho. Como é possível ler no artigo 84, "os presentes estatutos, depois de aprovados em Assembleia Geral, entram em vigor no dia seguinte ao da publicação da escritura pública". Como o clube tem até 30 dias para promover essa escritura pública, os novos estatutos poderão entrar em vigor antes do final de dezembro.
Assim sendo, as eleições presidenciais de 2024 poderão ser realizadas até junho. "Sem prejuízo da realização de eleições antecipadas ou intercalares, as eleições para os órgãos sociais do Futebol Clube do Porto decorrem até ao mês de Junho dos anos em que devam ter lugar, nos termos dos Estatutos", lê-se, no documento publicado pelos dragões.
Outra das novidades é a possibilidade do voto eletrónico, o que não significa que isso venha a acontecer já nas próximas eleições. "O regulamento eleitoral pode prever, além do voto presencial, o voto electrónico e
por correspondência, desde que tecnicamente assegurada a identidade dos votantes, a autenticidade, a transparência e a segurança do meio utilizado", pode ler-se.
Apenas poderão votar, seja de forma presencial ou eletrónica, sócios com, pelo menos, dois anos seguidos de afiliação.