A alteração estatutária do clube azul e branco está em andamento e, depois de o projeto ter sido revisto pelo Conselho Superior, será colocado à votação dos sócios, numa assembleia-geral extraordinária que, sabe o JN, se vai realizar até ao final do ano.
Corpo do artigo
Caso as mudanças sejam aprovadas, a Mesa da Assembleia Geral (MAG) portista passará a ter mais 60 dias para agendar as eleições, o que significa que os atos eleitorais poderão ocorrer até 30 de junho, e não até 30 de abril como acontece atualmente, sendo que a mudança terá efeito prático já para as eleições de 2024.
Segundo apurou o nosso jornal, a comissão formada para estudar a alteração dos estatutos entendeu que a realização dos atos eleitorais até ao final de abril pode prejudicar a temporada desportiva em curso - no caso do futebol, o presente campeonato termina a 19 de maio -, e a sugestão foi revista e recebeu a concordância do Conselho Superior.
Agora, a proposta será sujeita à votação dos sócios e a reunião magna deverá ser agendada para o próximo mês de dezembro, uma vez que em novembro se vão realizar as assembleias-gerais do clube e da SAD para a discussão e aprovação das contas.
Caso os sócios entendam dar luz verde aos novos estatutos, o clube tem 30 dias para os registar na Conservatória do Registo Comercial e, a partir desse momento, entram automaticamente em vigor. Se os associados rejeitarem a proposta, as eleições de 2024 realizar-se-ão até 30 de abril.