Nun'Álvares tem psicólogo a trabalhar com os jovens e os pais para melhorar os níveis de comportamento.
Corpo do artigo
A época terminou e, no que diz respeito aos escalões de formação, os resultados foram positivos no Sport Clube Nun'Álvares (SCNA). Os juniores do emblema de Recarei, em Paredes, conquistaram a subida à 1.a Divisão, da A. F. Porto, e os iniciados alcançaram um feito idêntico.
Mas, apesar do sucesso, a Direção do clube, que tem cerca de 200 atletas, já está a preparar o futuro. Não através da contratação de futebolistas e treinadores, mas com a aposta na formação cívica e no fortalecimento psicológico dos jovens jogadores e ainda dos pais que os acompanham pelos estádios. Com esse intuito, uma das primeiras medidas da equipa diretiva eleita no final de abril foi a celebração de um protocolo com a Delegação da Sobreira da Cruz Vermelha Portuguesa, que permitirá que os jogadores treinem o aspeto mental. "O protocolo prevê apoio psicológico para a academia de formação do SCNA, terá a coordenação da psicóloga Martinha Vidinha e contará com uma equipa multidisciplinar", explica Ricardo Costa, presidente do clube.
O timoneiro do emblema de Recarei acrescenta que os jogadores serão "avaliados de três em três meses" e, em casos específicos, através de "consultas individualizadas", cujo custo será repartido entre clube e pais. "Também formaremos treinadores, diretores, terapeutas e demais colaboradores, dando-lhes a conhecer uma checklist de eventos que poderão indiciar alguma anomalia num jogador. Isto permitirá identificar e atuar sobre um eventual problema", destaca.
Para António Coelho, coordenador da formação, esta medida é tão ou mais importante do que os treinos. "O campeonato de juniores é muito agressivo e facilmente os jogadores perdem o controlo e partem para a violência. Isto acontece porque, neste momento, vale tudo para ganhar e é necessário mudar mentalidades", exemplifica.
O protocolo prevê, ainda, palestras e formações dirigidas aos pais dos atletas, com o objetivo, sustenta Ricardo Costa, de "dotá-los de ferramentas comportamentais que lhes permitam assistir aos jogos dos filhos com serenidade" e civismo. "No princípio será difícil, mas penso que esta medida vai resolver muitos problemas", antevê o coordenador. António Coelho recorda que, ao longo dos anos, foi vendo "pais a insultar os adversários e a incentivar os filhos a serem agressivos" e confessa que já teve de pedir à bancada para adotar comportamentos adequados.
"Alguns dos pais reagiram bem e pediram desculpa, mas outros mal", descreve quem espera que, com a formação cívica planeada, os adultos passem a ser um exemplo para os mais novos.
Sport Clube Nun'Álvares
Fundação: 18 de janeiro 1922
Sócios: 500
Atletas na formação: 180
Palmarés: subida à 1.ª Divisão de juniores (2012/13), subida à 1.ª Divisão de iniciados (2018/19)
Treinos: de segunda-feira a sábado
Horários: das 18.15 horas às 21.30 horas
Mensalidade: 16 euros para sócios, 25 euros para os restantes