Mais um dia histórico para o ténis português. Nuno Borges estreou-se a ganhar um torneio do circuito ATP, ao bater Rafael Nadal, por 6-3 e 6-2, em Bastad, na Suécia.
Corpo do artigo
Primeira final, primeiro título ATP para Nuno Borges, que não deu quaisquer hipóteses a Rafael Nadal. Perante o rei da terra batida, vencedor de 22 títulos do Grand Slam e que agora se situa na 261.ª posição da hierarquia mundial, Borges (51.º) impôs-se pelos parciais de 6-3 e 6-2, num encontro que durou uma hora e 27 minutos.
O maiato tornou-se no segundo jogador português a ganhar uma final do circuito principal do ténis mundial, após João Sousa (Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, e Estoril Open, em 2018).
O português entrou bem na partida, chegando a 30-0, mas o espanhol foi o primeiro a ter a possibilidade de fechar o jogo. Não o fez e foi Nuno Borges, à segunda vantagem, a ganhar o ponto. Com Nadal a servir, o maiato esteve imperial e quebrou-lhe o serviço, para fazer o 2-0. Nadal respondeu-lhe da mesma moeda e o português ripostou também, situação que se o que se repetiu nos dois jogos seguintes, até que Borges serviu para o 5-2, ficando com três pontos de set. Nadal negou-lhe o primeiro, mas Borges finalizou o set no serviço seguinte, fazendo o 6-3, ao fim de 46 minutos.
O equilíbrio com que começou o segundo "set" só foi quebrado ao quinto jogo, com o "break" de Nuno Borges, para o 3-2. O maiato aumentou para 4-2 e conseguiu o segundo "break" ao sétimo jogo. E fez história logo à primeira oportunidade, selando o 6-2 num parcial em que Nadal ficou em branco.