O trio Nuno Mendes, Pedro Neto e Diogo Jota são os jogadores com menos minutos entre aqueles que foram convocados por Roberto Martínez para o Euro 2024.
Corpo do artigo
A questão física foi um dos tópicos mais levantados nas perguntas colocadas a Roberto Martínez após o anúncio dos 26 jogadores que integram a convocatória de Portugal para o Euro 2024. Sobretudo porque Nuno Mendes, Pedro Neto e Diogo Jota tiveram uma época marcada por lesões.
Nuno Mendes é o português com menos minutos desta convocatória: 897. O lateral esquerdo falhou 39 jogos pelo PSG em 2023/24 (dados Transfermarkt) e só regressou à competição nos últimos meses da temporada.
Pedro Neto é o jogador que se segue no lote daqueles que têm menos minutos, tendo competido em 1781 minutos na época. O extremo do Wolverhampton também foi assolado por lesões e perdeu 20 jogos por motivos físicos.
Por fim, Diogo Jota também teve uma época de altos e baixos por questões físicas. Quando competiu ao serviço do Liverpool, a qualidade habitual esteve lá, mas o azar bateu sempre à porta e o extremo apenas disputou 1918 minutos, tendo falhado 19 encontros por lesão.
O restante da convocatória soma os minutos "normais" para habituais titulares numa equipa, ou seja, entre os dois mil e os quase cinco mil minutos.