Os conquistadores venceram o St. Gallen, por 4-1, na Suíça, e vão para a última jornada no segundo lugar e muito perto do apuramento direto para os oitavos de final da Liga Conferência.
Corpo do artigo
O Vitória de Guimarães deu um passo gigante rumo à entrada direta nos oitavos ao bater o St. Gallen, por 4-1, na quinta e penúltima jornada da fase de liga. Os minhotos mantêm o registo imaculado nas competições europeias (quatro vitórias e um empate) e isolaram-se no segundo lugar, superados apenas pelo Chelsea, a única equipa só com triunfos.
Nuno Santos esteve em evidência na gélida noite suíça. Num lance soberbo, bem desenhado, e com a bola a passar por vários jogadores, saiu dos seus pés o cruzamento para o golo de João Mendes (33 m), que deu à equipa uma merecida vantagem ao intervalo. Apesar de ter adormecido alguns minutos, com Bruno Varela a resolver com categoria, o Vitória podia ter dilatado o marcador antes do descanso.
A equipa suíça procurou reagir na segunda parte, mas o golo de Gustavo Silva (58), após nova assistência de Nuno Santos, deu aos minhotos conforto no marcador. Csoboth aproveitou uma desatenção para reduzir e o St. Gallen reentrou na discussão. O Vitória acusou por momentos o golo, mas Rui Borges foi refrescando o onze e a equipa voltou a criar perigo junto da baliza de Ati-Zigi. Sem nada a perder, o St. Gallen procurou o empate, mas com tranquilidade e classe nas transições ofensivas os vitorianos chegaram à tranquilidade no marcador, quando Alberto Costa revelou eficácia, após assistência de Kaio César.
Os cerca de 2000 adeptos vimaranenses que marcaram presença em grande número no Arena St. Gallen fizeram-se ouvir nas bancadas e ainda voltaram a aquecer as vozes quando Samu, lançado no segundo tempo, fechou as contas no período de compensação, num lance em que os suíços pediram uma mão de José Bica.
Sem qualquer derrota nas competições europeias em 2024/25, e só com um empate concedido, os vitorianos partem para a última jornada, em que defrontam em casa a Fiorentina, com possibilidades de chegarem ao primeiro lugar. Ontem, garantiram no mínimo o play-off, mas basta-lhe um empate para selarem a presença direta nos oitavos. E, mesmo perdendo, ainda podem ficar entre os oito primeiros.