Está encontrado o primeiro líder do 5.º Grande Prémio de Ciclismo Douro Internacional. Após uma tirada resguardado pela equipa, Artem Nych da Anicolor-Tien21 atacou a três quilómetros do final e venceu a 1.ª etapa, que ligou Carrazeda de Ansiães a Armamar, numa extensão de 138,7 quilómetros.
Corpo do artigo
A estratégia estava definida e saiu na perfeição à estrutura de Águeda. Com vários homens a postos para disputar a geral, a melhor saiu ao corredor russo, vencedor da última edição da Volta a Portugal, que chegou exausto à Praça da República, em Armamar, numa meta a coincidir com um Prémio de Montanha de 1.ª Categoria. Nych atacou a faltarem três quilómetros para a chegada e destruiu o sonho de António Ferreira, ciclista da Efapel Cycling, que após integrar a fuga do dia, isolou-se na frente para tentar vencer.
A tirada inaugural arrancou às 13 horas da Avenida Aquilino Ribeiro, em Carrazeda de Ansiães, com um pelotão composto por 79 corredores de 12 equipas, e ao quilómetro 10 desenhou-se a fuga do dia, com nove atletas. António Ferreira (Efapel Cycling) e Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes Boavista) foram os resistentes da escapada, e ainda sonharam com a vitória, mas a demolidora subida até Armamar deitou por terra as ambições dos corredores.
Ferreira ainda se isolou no início da subida, mas acabou por ficar para trás a faltarem 3000 metros para o final. Artem Nych arrancou, visivelmente cansado, olhando para trás, mas o esforço valeu-lhe a vitória e a primeira camisola amarela da competição. O corredor da Anicolor-Tien21 lidera assim a classificação geral, com 24 segundos de vantagem sobre Jorge Galvez, da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, e 26 para Harrison Wood, seu colega de equipa. A segunda etapa da 5.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo Douro Internacional terá Resende como destino de partida e chegada, com o pelotão a percorrer 133,2 quilómetros.