O grande duelo entre Peco Bagnaia e Marc Márquez na nova aventura de Miguel Oliveira
Campeonato do Mundo de MotoGP arranca este fim de semana, na Tailândia, e Ducati volta a ser a grande favorita. Piloto português enfrenta sétima temporada na classe rainha, agora aos comandos de uma Yamaha, e cumpre o 100.º Grande Prémio da Carreira em Buriram.
Corpo do artigo
O Mundial de MotoGP de 2025 arranca este fim de semana e promete uma intensa luta pelo título. O campeão Jorge Martín deixou a dominadora Ducati, levou o número 1 para a Aprilia e perdeu o estatuto de favorito, que se divide, sobretudo, entre Francesco “Peco” Bagnaia e Marc Márquez, novos companheiros de equipa na Ducati Lenovo Team. A começar a sétima temporada na classe rainha do motociclismo com direito a um número redondo na estreia em 2025, Miguel Oliveira trocou a Aprilia da Trackhouse pela Yamaha da Prima Pramac e está entusiasmado com “uma nova aventura que representa uma grande oportunidade”.
O Circuito de Buriram acolhe o primeiro evento da temporada, com a corrida sprint marcada para as oito horas de hoje e o evento principal amanhã, no mesmo horário. O Grande Prémio da Tailândia é o 100.º de Miguel Oliveira no MotoGP e acontece numa pista onde o português conseguiu, em 2022, a quinta e até agora última vitória na classe rainha. O piloto de Almada está entusiasmado para este novo desafio.
“Chegar a Buriram e celebrar o meu 100.º Grande Prémio em MotoGP torna este momento ainda mais especial. É um marco importante que me faz olhar para o meu percurso com orgulho mas que, simultaneamente, me dá mais motivação para continuar a lutar no futuro. Estou pronto para dar tudo nesta nova temporada”, prometeu Falcão, que abraça uma nova equipa: “Juntar-me à Prima Pramac e começar esta aventura com a Yamaha representa uma grande oportunidade e um novo desafio”, acrescentou. Os primeiros treinos livres não correram bem e o português foi apenas 18.º classificado.
Tal como Miguel Oliveira, também Jorge Martín assinou pela Yamaha - equipa de fábrica -, mas o Campeão do Mundo é baixa neste primeiro fim de semana, devido à fratura na mão sofrida nos testes de pré-época.
Algarve quase a fechar
As atenções vão estar, assim, centradas no primeiro duelo entre Peco Bagnaia e Marc Márquez. O italiano procura o terceiro título da carreira, enquanto o espanhol pretende igualar o recorde de sete troféus de Valentino Rossi. Com três pilotos estreantes - Ai Ogura, Somkiat Chantra e Fermín Aldeguer -, o Mundial conta com 22 eventos, sendo que o GP de Portugal, no Algarve, é o penúltimo, no dia 9 de novembro.