Roberto Martínez planeia a estratégia ao pormenor e já usou inteligência artificial para estudar os dados dos jogadores.
Corpo do artigo
Cada treinador tem um estilo próprio e o selecionador nacional Roberto Martínez é apontado como um bom motivador, meticuloso e alguém que não gosta de falar alto aos jogadores. Prefere cultivar a proximidade com o grupo e foi esse espírito de liderança que ajudou a seleção portuguesa a garantir o apuramento para o Euro 2024 e ainda para mais sem derrotas.
A dois dias de Portugal se estrear na prova frente à Chéquia (depois de amanhã, às 20 horas, SIC), o JN foi procurar perceber as características do treinador espanhol e apurou que nas fases finais procura manter os jogadores alegres e num bom estado mental. Acredita que não é por falar alto, num teor mais agressivo, que os jogadores vão ouvi-lo melhor, até pelo contrário, está ciente que isso pode ter o efeito reverso. O treinador procura motivar os atletas pela paixão que sente pelo jogo e é muito exigente nessa parte motivacional. É assertivo e considera que a sinceridade é um ponto muito relevante na relação com os jogadores. Por exemplo, mesmo quando a seleção ganha, explica-lhes aquilo que não gostou.