Benfica e F. C. Porto somam quatro campeonatos cada desde 2010 e quem levantar o troféu no sábado passa para a frente na contabilidade dos últimos nove anos. Águias têm ganho terreno.
Corpo do artigo
10909421
É já amanhã que fica definido o campeão nacional da temporada 2018/19, uma das mais disputadas dos últimos anos, com Benfica e F. C. Porto na corrida pelo título, conforme tem sido habitual, apesar de intromissões pontuais de Sporting e Braga. Nesta década, ou seja, a partir da época 2010/11, águias e dragões repartiram as vitórias nos campeonatos, pelo que o troféu que uma das equipas levantará após os jogos da 34.ª jornada (Benfica-Santa Clara e F. C. Porto-Sporting) servirá para desempatar a contabilidade.
10910071
Os dragões impuseram-se no princípio da década, com três títulos seguidos (2010/11, 2011/12, 2012/13, o primeiro sob o comando de André Villas-Boas e os dois seguintes com Vítor Pereira no banco), mas as águias responderam em força nas épocas seguintes (2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17), conquistando um tetra inédito na história do clube da Luz, com Jorge Jesus ao leme em dois dos títulos e Rui Vitória nos outros dois. Na temporada passada, o F. C. Porto igualou a contagem (4-4), interrompendo um jejum de quatro anos, já com Sérgio Conceição como treinador.
10909968
Em ótima posição para se adiantar, tendo em conta que lhe basta um empate amanhã, enquanto o F. C. Porto é obrigado a vencer e a torcer por uma derrota do rival, o Benfica tem recuperado bastante terreno na contabilidade deste milénio, que ainda lhe é desfavorável: desde a época 2000/01, o F. C. Porto soma 10 campeonatos nacionais, contra seis das águias, um do Sporting e um do Boavista, sendo que os títulos de leões e panteras foram conquistados logo no início do século XXI.
10910095
Plano de segurança pronto
Muito provável, a festa está a ser preparada em Lisboa, na zona do Marquês de Pombal, palco habitual das celebrações do Benfica. A estrutura que deverá receber os campeões já se encontra montada, embora o plano de segurança que a Polícia de Segurança Pública delineou para amanhã, em conjunto com o clube da Luz, só hoje seja revelado, em comunicado.
No Porto, a PSP também não será apanhada desprevenida, caso aconteça uma surpresa na última jornada ou seja confirmado o título do Benfica. A segurança será reforçada na Avenida dos Aliados e noutros pontos da cidade, como a Rotunda da Boavista, onde os adeptos das águias se costumam juntar para festejar títulos.
ÁRBITROS
Jorge Sousa na Luz e Fábio Veríssimo no F. C. Porto-Sporting
O Conselho de Arbitragem da FPF divulgou, na quinta-feira, a lista de árbitros nomeados para os jogos da 34.ª jornada. Jorge Sousa apitará o Benfica-Santa Clara, com António Nobre como VAR, enquanto Fábio Veríssimo estará no F. C. Porto-Sporting, com Luís Ferreira no VAR. Domingo, João Pinheiro estará no Tondela-Chaves, que ditará o terceiro clube despromovido, com Tiago Martins no VAR. O Moreirense-V. Guimarães, que decide o quinto lugar, será apitado por Carlos Xistra, com Bruno Esteves no VAR.
ECOS
Casa cheia garantida na Luz
A lotação do Estádio da Luz vai esgotar no Benfica-Santa Clara de amanhã, prevendo-se que cerca de 65 mil espectadores estejam na bancada, quase todos adeptos das águias, ávidos de festejar o 37.º título nacional do clube lisboeta.
Dragão ainda está por esgotar
Continua a haver bilhetes disponíveis para o F. C. Porto-Sporting, que não deverá lotar o Estádio do Dragão, embora seja expectável uma afluência superior a 45 mil espectadores. Os leões colocaram ontem à venda os 2500 ingressos a que têm direito, ao preço unitário de 25 euros.