O líder do Rali de Portugal, o francês Sebastien Ogier (Volkswagen Polo-R), venceu a 11.ª classificativa (SS11 Santa Clara 2), alargando a vantagem na geral para o segundo, o finlandês Mikko Hirvonen (Ford WRC).
Corpo do artigo
Ogier completou os 19,09 quilómetros do troço em 12.04,7 minutos, à frente de Hirvonen, a 7,4 segundos, e de Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC), a 8,2.
Na geral, o francês alargou a vantagem para Hirvonen - situada agora em 9,8 segundos - e para Mads Ostberg (Citroen DS3 WRC), que segue a 45,8 do líder.
Já o português Bernardo Sousa (Ford Fiesta RRC), subiu uma posição na geral, para o 16.º lugar, a 10.48,9 minutos do primeiro.
Nos WRC2 (uma categoria abaixo do WRC), o português conseguiu o quarto melhor tempo da especial, a 4,2 segundos do mais rápido nesta classe, o qatari Nasser Al-Attiyah (Ford Fiesta R5).
Ainda assim, o português antevê problemas para o que resta da etapa de hoje.
"Resolvemos o problema desta manhã (transmissão partida), mas estamos a perder potência. Em algumas mudanças, o carro não está a 'puxar'. Vamos ligar à área de serviço para ver se conseguimos fazer alguma coisa", disse Bernardo Sousa, no final do 11.º troço.
Na nona classificativa, o português tinha partido uma transmissão, que o levou a concluir o troço apenas com tração dianteira, o que lhe custou um lugar e hipotecou a possibilidade de ascender ao pódio dos WRC2.
A próxima especial é a 12.ª, a segunda passagem do dia pelos 31,9 quilómetros de Santana da Serra, o troço mais longo do rali.