A Olhanense assegurou, esta segunda-feira, a manutenção na Liga portuguesa de futebol, ao vencer no terreno da Académica, por 1-0, em jogo da 27.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, deixando a equipa de Coimbra mais perto da zona de despromoção.
Corpo do artigo
Rui Duarte, aos 61 minutos, marcou o golo que garantiu a tranquilidade definitiva à equipa algarvia e que, por outro lado, significou a sétima derrota da Académica no Estádio Cidade de Coimbra, elevando para 15 o número de jornadas consecutivas que os "estudantes" levam sem ganhar.
Sem marcar em casa desde a 13.ª ronda, no empate com o Sporting (1-1), a Académica segue na 14.ª posição, com 23 pontos, apenas mais dois do que o Feirense (15.º), enquanto o Olhanense é o oitavo, com 32 pontos.
Depois de ter fechado a primeira volta no sétimo lugar, a equipa de Pedro Emanuel somou apenas cinco pontos na segunda metade do campeonato e, a três jornadas do final, está somente dois pontos acima da zona de despromoção.
A "Briosa" desperdiçou várias ocasiões de golo na segunda parte, mesmo depois de ter ficado a jogar com 10 elementos a partir dos 64 minutos, por expulsão do defesa central Flávio, período em que a bola atingiu os ferros de ambas as balizas.
Depois de uma primeira parte sem grandes ocasiões de golo, a Académica entrou a "todo gás" no segundo tempo e logo aos 53 minutos Edinho poderia ter inaugurado o marcador, num remate por cima da baliza à saída de Fabiano, quando estava isolado.
Dois minutos depois, Adrien rematou de fora área, mas o guarda-redes do Olhanense respondeu com uma grande defesa. Na sequência do pontapé de canto, Edinho teve nova oportunidade para abrir o ativo, mas Fabiano voltou a opor-se com êxito.
A Académica pressionava à procura do golo mas foi o Olhanense a marcar aos 61 minutos por Rui Duarte.
Três minutos depois os "estudantes" ficaram reduzidos a 10 jogadores, com o árbitro a mostrar o segundo cartão amarelo a Flávio por protestos.
Mesmo a jogar com menos um elemento, a equipa de Pedro Emanuel não se cansou de procurar a igualdade, que, em várias ocasiões, esteve à vista.
A partida tornou-se mais aberta e o Olhanense, já próximo do final, teve nos pés o segundo golo, com Yontcha a atirar a bola ao poste de Peiser.
Já no quinto minuto dos descontos, Danilo atirou à trave da equipa algarvia.
A equipa de Coimbra queixou-se ainda de uma grande penalidade não assinalada aos 65 minutos, por suposta mão na bola de Fernando Alexandre.