Oliveira do Douro é a única equipa que ainda não perdeu na principal divisão da A. F. Porto. Chegar à Liga 3 é sonho.
Corpo do artigo
Aos 90 anos, o Clube de Futebol de Oliveira do Douro vive um momento de estabilidade a todos os níveis e isso traduz-se no facto de ser a única equipa invicta das duas séries da Divisão de Elite, da A. F. Porto. Sem entrar em euforias, o sonho é chegar à Liga 3 e, quem sabe, continuar a voar cada vez mais alto.
Treze jogos, nove vitórias e quatro empates. Este é o registo que faz da equipa gaiense a primeira classificada da Série 1, embora a intenção de "manter os pés na terra" seja fundamental para continuar a boa senda. "Jogamos sempre para ganhar, mas o objetivo principal é estar nos lugares de cima da tabela. Quem está neste clube sabe que não há pressão em termos de resultados, mas sim de compromisso com o Oliveira do Douro", começa por explicar Fernando Silva, presidente dos gaienses.
Perfeitamente alinhado com a visão do líder no que toca a objetivos, o treinador, Abílio Novais, destaca a excelente organização defensiva, que permite ao Oliveira do Douro ser a melhor defesa da principal divisão da A. F. Porto, com apenas sete golos sofridos. "O que torna possível este sucesso é o trabalho árduo de toda a gente. Não somos melhores do que ninguém, mas também ninguém tem sido melhor do que nós", acredita o técnico, que fez carreira como futebolista no F. C. Porto, Salgueiros e Leixões.
A estabilidade transversal a todos os departamentos do clube é fulcral para o bom arranque de época, no entanto, nem tudo é perfeito e há lacunas no caminho. "Precisamos de um campo de treinos para poder dar melhores condições à formação e à equipa de futebol feminino. De resto, somos um clube organizado e, embora primeiro tenhamos de chegar ao Campeonato de Portugal, o grande sonho é um dia subir à Liga 3, que já é uma competição bastante profissional", revela o presidente Fernando Silva.
Num plantel onde se verifica uma mescla de juventude e experiência, destacam-se dois pólos opostos. Igor Rocha, defesa de 38 anos, já jogou na Liga, em clubes como a Naval e o Vitória de Setúbal, e Agustin Guerra, atacante argentino, de 22 anos, que fez formação no mítico Estudiantes de La Plata. Dois talentos em fases opostas da carreira e que ajudam a formar uma equipa de sucesso.
A Figura
Cláudio Monteiro, defesa (33 anos)
O capitão aprendeu a amar o Oliveira do Douro. "A alma do clube é incrível. Nos jogos sente-se o amor dos adeptos".
Bilhete de Identidade
Clube de Futebol de Oliveira do Douro
Fundação: 15-05-1932
Local de jogos: Estádio do Clube de Futebol de Oliveira do Douro
Sócios: 1200
Palmarés: 1.ª Divisão A. F. Porto, em 1981/82 e 1991/92; Taça A. F. Porto, em 2014/15