Oliveirense vence Benfica, nos penáltis, na meia-final da Liga de hóquei em patins
O primeiro jogo da meia-final do play-off da Liga de hóquei em patins entre Benfica e Oliveirense foi ganho pela equipa de Oliveira de Azeméis, mais eficaz no desempate por grandes penalidades (1-2), após o 2-2 registado no fim do tempo regulamentar e do prolongamento. As duas equipas voltam a defrontar-se no domingo.
Corpo do artigo
Apesar do maior pendor ofensivo demonstrado durante toda a etapa inicial, o Benfica apenas conseguiu desbloquear o nulo ao minuto 18, com um remate do meio da rua de Zé Miranda. A Oliveirense empatou de pronto, num penálti convertido por Marc Torra, e por pouco não completou a reviravolta de seguida, num lance em que Pedro Henriques travou uma finalização perigosa de Navarro.
A segunda parte abriu com a décima falta da Oliveirense, que Carlos Nicolía não conseguiu converter em golo. O argentino redimiu-se ao minuto 12, ao marcar na sequência de um penálti, pouco depois de Bruno Di Benedetto, assistido por Xavi Cardoso, ter marcado pela equipa de Oliveira de Azeméis.
Tapadas pelas faltas, as duas equipas abordaram os últimos minutos do tempo regulamentar com muitas cautelas, estando aí uma parte significativa da explicação para que o 2-2 tenha perdurado até ao soar da buzina.
O critério largo adotado pela dupla de arbitragem também ajudou ao estancar das faltas. No último lance do jogo, o Benfica ficou a reclamar a 15.ª infração da Oliveirense, enquanto os de Oliveira de Azeméis pediram simulação de Roberto Di Benedetto, o que originaria a 10.ª falta das águias. A 1.26 minutos do fim do prolongamento, Nil Roca (Benfica) também escapou a uma ação disciplinar, num lance que envolveu Bruno Di Benedetto.
A partida ficou resolvida apenas no desempate por penáltis, que sorriu à Oliveirense (1-2). Na quinta penalidade, Nil Roca deu vantagem ao Benfica, que Bruno Di Benedetto anulou na derradeira tentativa dos aveirenses. Na "morte súbita", Nil Roca começou por atirar ao poste, antes de Marc Torra converter o penálti que decidiu o jogo.
Na restante semifinal do play-off do campeonato, o F. C. Porto derrotou o Sporting (4-2) no primeiro jogo da eliminatória.