A Oliveirense voltou este domingo a vencer, em casa, o F. C. Porto, por 94-83, numa partida bastante equilibrada até ao intervalo, e ficou a um triunfo da conquista da Liga de basquetebol.
Corpo do artigo
Depois do desaire na sexta-feira, os 'azuis e brancos' entraram mais fortes, apoiados no jogo interior do poste Sasa Borovnjak, e chegaram ao final do primeiro período a vencer por 23-24.
Contudo, a formação comandada por Norberto Alves respondeu e vencia ao intervalo por 45-41, acabando por impor a sua superioridade no terceiro e quarto períodos.
A equipa de Oliveira de Azeméis, que tinha vencido na sexta-feira o primeiro encontro da final por 83-70, adiantou-se no marcador nos minutos iniciais, mas com o passar do tempo a equipa adversária passou para a frente, impondo uma grande intensidade defensiva, tapando as linhas de passe e pressionando bem os portadores da bola, chegando a uma vantagem de sete pontos (13-20).
Embalada por um público entusiasta e que lotou o pavilhão, a formação da casa equilibrou a partida e reduziu a diferença para apenas um ponto, no final do primeiro período (23-24).
No segundo quarto, a Oliveirense apresentou-se mais serena e organizada, gerindo melhor as posses de bola e foi com naturalidade que assumiu o comando do marcador, conseguindo um parcial de 22-17, indo para o intervalo a ganhar por 45-41.
Com uma entrada muito forte após o intervalo, a equipa de Oliveira de Azeméis, que chegou a dispor de uma vantagem de 17 pontos (71-54), avançou em definitivo para o triunfo, beneficiando de uma maior eficácia nos lançamentos livres e da linha de três pontos, e terminou o terceiro período a vencer por 71-57.
No quarto período, os dragões tentaram reentrar no jogo, conseguindo reduzir a diferença no marcador para quatro pontos (74-70), mas a formação da casa respondeu com um parcial de sete pontos sem resposta e voltou a distanciar-se, carimbando o resultado final em 94-83.
Destaques individuais, na Oliveirense, para o extremo norte-americano James Ellisor, com 21 pontos e seis ressaltos, e para o naturalizado Arnette Hallman, com 16 pontos e oito ressaltos.
Do lado portista, os melhores foram o sérvio Sasa Borovnjak (24 pontos) e os norte-americanos Will Hanley (19 pontos) e William Sheehey (12 pontos), que vem de uma lesão recente.
O próximo encontro da final disputada à melhor de cinco realiza-se na sexta-feira, no Dragão Caixa, no Porto, que, se necessário, também será palco do quarto jogo, no dia seguinte.
Em último caso, se houver uma igualdade, haverá um quinto jogo, agendado para 20 de junho, pelas 21:30, em Oliveira de Azeméis.