A formação sub-19 do F. C. Porto está presente na final four da Youth League em Nyon, na Suíça, para defrontar o Milan esta sexta-feira, às 17 horas. O emblema azul e branco conquistou a competição em 2019 frente ao Chelsea. Os jogadores que integravam o plantel na época do título deram passos diferentes nas carreiras.
Corpo do artigo
O F. C. Porto defronta esta sexta-feira o AC Milan nas meias-finais da Youth League, em Nyon. Após ter deixado pelo caminho na fase a eliminar o campeão em título, AZ Alkmaar, e o Mainz, os azuis e brancos procuram garantir pela segunda vez na história a presença na final da competição.
Na única ocasião em que os dragões chegaram à final da competição venceram. O conjunto orientado na época 2018/19 por Mário Silva bateu o Chelsea por 3-1 com golos de Fábio Vieira, Diogo Queirós e Afonso Sousa.
Dessa geração destacam-se alguns nomes conceituados do futebol português, seja a atuar no estrangeiro, ou mesmo pelos azuis e brancos. Diogo Leite (Union Berlim), Vitinha (Paris Saint-Germain) e Fábio Vieira (Arsenal) são alguns dos jogadores que despontam nos principais campeonatos europeus. João Mário e Diogo Costa são titulares na equipa de Sérgio Conceição e Gonçalo Borges e Romário Baró fazem parte do atual plantel.
Do grupo faziam parte jogadores como Tomás Esteves (Pisa), Fábio Silva (Rangers), Diogo Queirós (Farul), Ndiaye (Estoril), Afonso Sousa (Lech Poznan), Rodrigo Valente (Santa Clara) e Paulo Estrela (Portimonense).
Em relação ao Chelsea, alguns nomes dessa final conseguiram vingar no futebol europeu, casos de Maatsen (Dortmund), Lamptey (Brighton) ou Gallagher (Chelsea) sendo que este vestiu, inclusive, a braçadeira de capitão no emblema londrino.