Portugal perdeu na final do Campeonato da Europa sub-19, frente à Itália, mas o torneio foi positivo para várias jovens promessas. Confira quem foram os jogadores que estiveram em maior destaque na competição de seleções.
Corpo do artigo
O resultado na final frente à Itália não foi o desejado: Portugal perdeu por 1-0 depois de uma brilhante campanha no Euro sub-19. No entanto, há vários jogadores que saíram beneficiados da competição.
Desde logo Rodrigo Ribeiro, ponta de lança do Sporting de apenas 18 anos. Foi a principal referência no ataque português e deu boas indicações a Ruben Amorim, que o preteriu na temporada passada em função de Chermiti. O atacante apontou três golos e outras tantas assistências, sendo um dos que mais brilhou na prova.
Hugo Félix, médio do Benfica e irmão de João Félix, fez um pouco de tudo neste Campeonato da Europa. Mexeu com o ataque, marcou e assistiu, apontando três golos e duas assistências. Cimentou-se como uma das maiores promessas dos encarnados, depois de ter apontado 13 golos na equipa sub-23 das águias em 2022/23.
Gustavo Sá também foi uma das boas surpresas deste torneio. O médio do Famalicão, que na época passada fez 21 jogos na Liga pelos famalicenses, apontou dois golos e uma assistência e foi dos jogadores mais regulares a nível exibicional de Portugal. A prestação na prova cria algum entusiasmo para o que virá a ser a época do futebolista em 2023/24.
Carlos Borges já andava a dar nas vistas na formação do Manchester City, tendo mesmo sido considerado o melhor jogador da Premier League 2 em 2022/23 e no Euro sub-19 aumentou esse entusiasmo. Mostrou-se como um extremo virtuoso, com faro de golo e um dos principais desequilibradores portugueses. Marcou um golo e fez outra assistência.
Já no setor defensivo, Gabriel Brás esteve em bom plano. O defesa central do F. C. Porto apontou dois golos e mostrou-se dos mais seguros a defender a baliza portuguesa.