Rafa encabeça uma lista que conta com jogadores do campeonato nacional e das mais prestigiadas ligas europeias. O perfil é distinto, indo do guarda-redes até ao avançado. Neste rol de jogadores, Roger Fernandes, do Braga, com apenas 17 anos, foge um pouco ao padrão.
Corpo do artigo
É sabido que estamos na fase inicial de uma nova época desportiva, mas a gestão de um clube e o respetivo processo de continuidade merece uma atenção diária e redobrada. Nesse sentido, o JN apresenta a lista dos dez jogadores nacionais que estão em vias de terminar contrato, sendo que todos eles, sem exceção, findam a 30 de junho de 2024. De realçar, ainda, que os valores de mercado presentes foram consultados no Transfermakt, site especializado na área das transferências e valor de mercado.
1 - Rafa (Benfica): 22 milhões de euros
Quando se fala dos campeões nacionais, inevitavelmente, o nome de Rafa destaca-se de imediato. A SAD dos encarnados, tal como já foi avançado pelo JN, mantém a fé de que conseguirá fechar este dossiê e, para tal, procurará realizar um novo "forcing" para alargar o contrato do extremo, de 30 anos. O internacional português é opção recorrente de Roger Schmidt, apontando, até à data, três golos e assistindo para outros três em cinco jogos.
2 - André Gomes (Everton): 16 milhões de euros
O internacional português, de 30 anos, nâo tem tido uma estadia muito feliz pelos lados de Liverpool. Muito fustigado por lesões, o médio chegou, inclusive, a ser emprestado ao Lille na temporada transata. Na realidade, o futuro nos "toffees" poderá ser bem curto, pois, segundo o jornalista Yagiz Sabuncuoglu, há um alegado interesse do Fenerbahçe (o mercado turco só fecha na sexta-feira) em adquirir os serviços de André Gomes.
3 - Tiago Djálo (Lille): 16 milhões de euros
O campeão francês ao serviço do Lille, na época de 2020/21, encontra-se em final do contrato e a recuperar de uma rotura do ligamento cruzado do joelho direito, enfrentando, desde março, uma paragem prolongada. Não obstante, e face ao papel de protagonismo do qual auferia até então, o defesa central, de 23 anos, será um nome a ter em conta por vários clubes e com o qual os franceses certamente quererão renovar.
4 - Miguel Crespo (Fenerbahçe): 8 milhões de euros
Destacou-se no Estoril, sendo, nessa linha, um dos pilares para a conquista da II Liga, em 2020/21. Na temporada seguinte, marcada pelo salto para o principal escalão português, não desiludiu. As boas exibições renderam-lhe uma transferência para o histórico clube turco, onde, orientado por Jorge Jesus, foi uma opção de confiança. No início desta temporada saiu lesionado no jogo da segunda mão frente ao Zimbru, a contar para a Liga Conferência. O golpe não foi alarmante, no entanto, desde então, perdeu espaço no plantel. Antes do término do mercado italiano, Crespo, de 27 anos, chegou a ser discutido numa transferência para o Génova, por seis milhões, acabando por não se consumar.
5 - Chiquinho (Benfica): 5 milhões de euros
Vital para gerar o equilíbrio necessário na temporada passada, naquele que, talvez, terá sido o período mais conturbado dos encarnados. Numa missão difícil, foi um dos homens que vestiu o fato de macaco para, num esforço coletivo, tentar suprimir a ausência de Enzo Fernandéz - peça chave do sucesso do Benfica e em processos de transferência, durante o mercado de inverno, para o Chelsea. Adorado por muitos, não tanto amado por outros, Chiquinho, dentro do possível, foi crucial para a conquista do título de campeão nacional. No passado mês de agosto, o jogador, de 28 anos, esteve referenciado pelo Dinamo de Moscovo. Veremos o que o futuro lhe reserva.
6 - Rui Patrício (Roma): 5 milhões de euros
Um dos obreiros da maior conquista da história do futebol nacional, rubricando exibições de alto nível no Euro de 2016 - aquela intervenção ao cabeceamento de Griezmann ainda arrepia -, está em fim de contrato com a Roma. Em fevereiro irá cumprir 36 anos, contudo, continua aí para as curvas. Nos romanos é dono e senhor da baliza, da qual Mourinho confiou-lhe as chaves.
7 - Gelson Martins (Monaco): 3,5 milhões de euros
A passagem no Monaco não tem sido feliz e este ano até se falou de uma possível transferência para os minhotos do Braga e o Bétis, de William Carvalho. Nesse sentido, podemos deduzir a não prolongação do vínculo com os monegascos. O destino não é conhecido, todavia, aos 28 anos (fará 29 em maio), talvez seja a última oportunidade para reencontrar um pouco do futebol deslumbrante praticado ao serviço do Sporting. Resta aguardar e verificar qual será a decisão do clube francês.
8 - Rúben Vezo (Levante): 3,5 milhões de euros
Titular incontestável do emblema valenciano, Rúben Vezo, de 29 anos, está no último ano de contrato e o horizonte permanece uma incógnita. No mercado de verão da temporada passada, o defesa central chegou a ser noticiado para reforçar o setor defensivo do Benfica e dos gregos do Olympiakos. Cumpre a sexta época ao serviço do Levante.
9 - Roger Fernandes (Braga): 3,5 milhões de euros
Um caso curioso e raro nesta lista. Estamos a falar do marcador mais jovem de sempre da história do Braga, feito este alcançado com 15 anos, num jogo frente ao Moitense, a contar para a Taça de Portugal, na temporada desportiva de 2021/22. Imberbe, mas já com exibições de ressaltar à vista, Roger despertou o interesse de vários clubes, levando os minhotos, em dezembro de 2021, a rubricar um contrato válido até 2024. Bom, acontece que a data está bem próxima e desde então o avançado, de 17 anos, tem apresentado pouca minutagem. Falta perceber como irá prosseguir este capítulo.
10 - Cédric Soares (Arsenal): 3 milhões de euros
O campeão europeu, de 32 anos, usufrui de pouco espaço no plano estrátegico de Mikel Arteta. Aliás, na temporada passada, tapado por Ben White e Tomiyasu acabou por ser emprestado ao Fulham de Marco Silva. Neste verão muito se falou num possível abandono dos quadros do clube londrino, mas a verdade é que prevalece intacto no plantel, sendo, até mesmo, incluído nos inscritos para a Liga dos Campeões. Em final de contrato, vai cumprir a nona época na Premier League, contando, unicamente, com um empréstimo, pelo meio, ao Inter de Milão.
Por fim, uma pequena menção a dois jogadores que marcaram o futebol português nos últimos anos e estão em final de contrato: Pepe (40 anos), do F. C. Porto; e Pizzi (33 anos), do Braga.