Os golos, a picardia com Guardiola e os elogios a Mourinho: a carreira de Ibrahimovic
Zlatan Ibrahimovic anunciou no domingo o final da carreira enquanto futebolista. O sueco jogou ao mais alto nível durante largos anos e deixou para trás um grande reportório de golos e momentos icónicos. Recorde os melhores lances, picardias e frases marcantes do jogador.
Corpo do artigo
De 1999 a 2023: a carreira de Ibrahimovic chegou ao fim, mas 24 anos de futebol profissional não é para todos, só para os melhores. E nessa lógica, o sueco sempre se achou um "Deus" dentro do Olimpo do desporto. Conhecido pela enorme qualidade enquanto futebolista, também se destacou pela exacerbada confiança e frases icónicas.
Ibrahimovic chegou à equipa principal do Malmo, na Suécia, país Natal, em 1999 e em seis jogos apontou um golo. Seguiram-se então passagens bem sucedidas por Ajax, Juventus, Inter de Milão, Barcelona, AC Milan, PSG, Manchester United, LA Galaxy e, por fim, um regresso ao AC Milan, onde terminou a carreira este domingo.
O gigante sueco é um dos poucos jogadores a ter marcado em quatro décadas distintas: na década de 1990, pelo Malmo; nos anos 2000, entre Ajax, Juventus e Inter de Milão; na década de 2010 pelo Barcelona, AC Milan, PSG, Manchester United e LA Galaxy; e finalmente na década 2020, pelo AC Milan.
Ibrahimovic conquistou 31 troféus enquanto profissional em cinco países diferentes. Nos mais de 900 jogos realizados, destacam-se os 573 golos apontados, sobretudo aquele icónico frente à Inglaterra, ao serviço da seleção da Suécia.
1665481342426009600
Mas não fica por aqui: recorde alguns dos melhores lances de Ibrahimovic.
1419963141061058566
Momentos e frases marcantes
Em 2001 Ibrahimovic trocou o Malmo pelo Ajax. Na altura, revelou que houve um interesse do Arsenal, então comandado por Arsene Wenger, mas que a proposta não lhe agradou. "O Wenger queria que eu fosse ao Arsenal para fazer testes. Eu disse-lhe: 'não faço testes, tu sabes quem eu sou'".
Em 2009/10 o sueco assinou pelo Barcelona, na altura uma das transferências mais importantes desse ano, dada a qualidade do jogador. O clube espanhol era treinado por Pep Guardiola, mas a relação entre os dois nunca foi a melhor. Após uma época de 21 golos, Ibra deixou o Barça pelo AC Milan, por empréstimo e deixou em público o desapreço pelo técnico.
"O Guardiola começou rápido com as suas coisas de filósofo. Praticamente não o ouvia. Para quê? Era uma treta avançada de sangue, suor e lágrimas. Quando me compras, compras um Ferrari. Se conduzes um Ferrari, metes a melhor gasolina, vais para a autoestrada e aceleras. O Guardiola abasteceu o Ferrari com gasóleo e deu uma volta por uma estrada rural. Deveria ter comprado um Fiat".
Em 2010, quando o Barcelona foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Inter de Milão de José Mourinho, os problemas aumentaram. "O Guardiola estava a olhar fixamente para mim no balneário e eu pensei: este é o meu inimigo, a coçar a careca. E gritei: 'não tens tomates!' e mais coisas piores que essa".
Ibrahimovic nunca escondeu o apreço por José Mourinho, que o orientou no Inter de Milão e no Manchester United. "O Mourinho é o oposto de Guardiola. O Mourinho ilumina o quarto, o Guardiola baixa as cortinas".
Em 2010, já ao serviço do AC Milan, vingou-se do rival Marco Materazzi. Em 2006, o central italiano aplicou uma entrada muito dura ao avançado, tendo-o mesmo lesionado por um grande período de tempo. Quatro anos depois, voltaram-se a encontrar e Ibrahimovic vingou-se.
"Tinha contas a acertar com o Materazzi há quatro anos. No dérbi, ele correu na minha direção com o pé levantado. Eu desviei-me e acertei-lhe com uma cotovelada na cabeça".
https://youtu.be/YBXjqR5IJxo
Em 2019, Ibrahimovic anunciou o investimento no clube sueco Hammarby, rival do Malmo, emblema onde o avançado deu os primeiros passos no futebol. O atacante era considerado um ícone no clube e tinha uma estátua nas imediações do estádio. Porém, quando as notícias vieram a público, houve atos de vandalismo.
1213806854624731136
Para terminar, há um confronto histórico com Cristiano Ronaldo. Em 2013, os dois estavam num dos melhores momentos da carreira e enfrentaram-se num Portugal-Suécia, que valia o apuramento para o Mundial 2014. Ibrahimovic marcou dois golos, CR7 marcou três e qualificou Portugal para o torneio. Um jogo icónico.