Dupla Taremi-Evanilson tem feito estragos no campeonato e promete não ficar por aqui. Em conjunto, os dois avançados marcaram perto de 40% de todos os golos conseguidos pelo F. C. Porto em 2021/22.
Corpo do artigo
A primavera chegou mais cedo ao Dragão. Tudo porque Taremi e Evanilson têm lançado um perfume futebolístico, semelhante ao das flores que começam a brotar em março, que já não deixa ninguém indiferente. Se em tempos os adeptos dos azuis e brancos deitaram várias vezes as mãos à cabeça, tal era a forma como Taremi colecionava chances desperdiçadas para golo, atualmente só têm a agradecer ao iraniano que, juntamente com Evanilson, está a formar uma dupla absolutamente fantástica.
Se os números são como o algodão e não enganam, vamos a eles: dos 91 golos marcados pelo F. C. Porto em todas as competições - isto referente à presente época - 38,46% foram apontados ou por Taremi (17 marcados) ou por Evanilson (18). Uma marca que se torna ainda mais incrível se juntarmos as assistências. Ao todo, a sociedade mais produtiva no atual futebol português conta com 59,34% de participação em todos os tentos dos dragões. Se Evanilson realizou quatro passes para golo, aqui Taremi destaca-se a "negrito", com um número gordo de 15 assistências.
Ainda dentro da eficácia há um dado curioso que distingue o brasileiro do iraniano. Enquanto Evanilson distribuiu os remates certeiros por Liga (11) e Taça de Portugal (7), Taremi foi mais abrangente, ao ponto de marcar em todas as provas que tem disputado: Liga dos Campeões (1), Liga Europa (1), Liga (13), Taça de Portugal (1) e Taça da Liga (1).
Com Evanilson como referência (homem de área) e Taremi mais solto para outras funções (criação e ruturas), Sérgio Conceição parece ter arranjado a fórmula certa para decidir jogos. Falta saber se a "Sociedade" fundada na Invicta, mas com "acionistas iraniano e brasileiro" irá continuar a produzir golos em massa e encantar os adeptos portistas, como Domingos/Kostadinov, Jardel/Drulovic e Falcão/Hulk, por exemplo, fizeram em outros tempos.