Benfica ou F. C. Porto: um deles sagra-se campeão no sábado. Nas águias há 18 jogadores que nunca conquistaram o título português, enquanto nos dragões são apenas nove.
Corpo do artigo
O título mais desejado do futebol português será atribuído no sábado. O Benfica está mais bem colocado para o conquistar, mas o F. C. Porto, ainda que dependa do resultado do rival, prossegue na luta. Tanto nos encarnados como nos azuis e brancos, há diversos jogadores que procuram acrescentar ao currículo, pela primeira vez, o título de campeão português e desejam viver essa experiência nesta edição do campeonato.
Do lado do Benfica, Rui Vitória e Bruno Lage utilizaram, até ao momento, 29 jogadores na Liga, sendo que 18 deles nunca foram campeões em Portugal. No F. C. Porto, por outro lado, Sérgio Conceição já fez jogar 27 jogadores e, desse lote, apenas nove ainda não conhecem o sabor desse importante troféu.
Como o título só será atribuído na última jornada, é pouco provável que os treinadores do Benfica e F. C. Porto venham a acrescentar mais nomes à lista de jogadores utilizados. Por norma, quando a derradeira ronda serve apenas para cumprir calendário, os treinadores costumam lançar jovens ou os que, durante a temporada, não tiveram oportunidade de jogar. Ainda no ano passado, por exemplo, Sérgio Conceição lançou, na 34.ª jornada, os guarda-redes Vaná e Fabiano, permitindo, assim, que os dois fossem campeões. Esta temporada, como a última ronda é decisiva para a atribuição do título, isso não deverá acontecer.
Fica a certeza, porém, que, seja quem for o campeão, será uma primeira vez saborosa para muitos jogadores.
ECOS
Uma espécie de bicampeonato
Tanto no Benfica como no F. C. Porto há jogadores que deixaram a respetiva equipa a meio da época. Dessa forma, nesta mesma temporada, podem ser campeões em dois países. São os casos de Lema, Castillo e Sérgio Oliveira.
Há cinco a correr pelo "penta"
Se uns vão agora juntar o primeiro campeonato português ao currículo, há outros que já conquistaram esse título por mais do que uma vez. No Benfica, Jardel, André Almeida, Salvio e Fejsa já venceram esse troféu quatro vezes, tal como o portista Maxi (três no Benfica e um no F. C. Porto).