O ex-futebolista e agora comentador Craque Neto abriu a polémica, ao afirmar que F. C. Porto e Benfica não lutariam pelo título no campeonato brasileiro. O JN ouviu treinadores com larga experiência e que conhecem as duas realidades. A perspetiva é diferente.
Corpo do artigo
Augusto Inácio
Ex-treinador do Avaí
“Rigor tático é uma das lacunas do futebol brasileiro”
“Essas declarações são uma tentativa de valorizar o campeonato deles, de desvalorizar o nosso e, acima de tudo, pela inveja que existe do sucesso dos treinadores portugueses no Brasil. Isso faz com que eles tentem desvalorizar o nosso campeonato.
Conhecendo a realidade dos dois países, diria que há grandes equipas no futebol brasileiro, como é evidente, também há grandes equipas aqui em Portugal, principalmente os três grandes, mais o Sporting de Braga. Diria que ele [Craque Neto] deve estar muito enganado, porque há uma coisa que se sobrepõe, em Portugal, que é a nossa organização, a nossa forma de cumprir com o rigor tático, e isso é uma das grandes lacunas do futebol brasileiro, em que não cumprem completamente as diretrizes dos treinadores. Desvalorizo completamente essas afirmações. O brasileiro não quer reconhecer que o português pode estar à frente em algumas coisas, e uma delas é a nossa organização. As equipas portuguesas teriam possibilidades de lutar pelo título de igual para igual com as melhores equipas brasileiras, como um Palmeiras ou um Flamengo dos bons tempos”.