O antigo campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, a cumprir pena de prisão pelo homicídio da namorada em 2013, será libertado, em informação avançada pela Reuters, esta sexta-feira, ficando em liberdade condicional a partir do dia 5 de janeiro do próximo ano.
Corpo do artigo
Oscar Pistorius, campeão paraolímpico sul-africano, detido desde 2013, tinha sido condenado a cinco anos de cadeia pelo homicídio involuntário da namorada Reeva Steenkamp, mas em 2017, após dois recursos, o Supremo Trubunal da África do Sul considerou que o antigo atleta cometeu um crime de homicídio e condenou-o a 13 anos e cinco meses de prisão.
Em informação avançada pela Reuters, esta sexta-feira, Pistorius, agora com 37 anos, vai ser colocado em liberdade condicional no dia 5 de janeiro de 2024.
Apesar de não se ter mostrado contra a libertação do campeão paralímpico dos 200 metros em Atenas'2004 e dos 100, 200 e 400 metros em Pequim'2008, a mãe de Reeva Steenkamp levantou dúvidas quanto aos "episódios de raiva" do antigo atleta, questionando se estes foram, de facto, tratados durante o tempo em que este esteve preso.
De recordar que Pistorius matou a namorada, após a confundir com um ladrão, nas primeiras horas do Dia dos Namorados de 2013, disparando quatro tiros pela porta do chuveiro de sua casa em Pretória.