Otamendi e Luis Suárez em destaque nas eliminatórias sul-americanos para o Mundial 2026
Argentina e Brasil, já apurados para o Mundial 2026, foram derrotados na última jornada da fase de qualificação da América do Sul, enquanto a Colômbia goleou a Venezuela (3-6), com o sportinguista Luis Suárez a fazer um póquer.
Corpo do artigo
O avançado do Sporting foi a grande figura da 18.ª e derradeira ronda das eliminatórias sul-americanas, assinando quatro dos seis golos com que a Colômbia bateu a Venezuela. Luis Suárez marcou aos 42, 50, 59 e 67 minutos, num jogo em que o benfiquista Richard Rios também foi titular na seleção colombiana, tendo atuado os 90 minutos.
Em destaque, mas pela negativa, esteve também Nico Otamendi, que viu vermelho direto no Equador-Argentina. O central benfiquista, que foi capitão devido à ausência de Lionel Messi, foi expulso à passagem da meia-hora, antes de Enner Valencia marcar o golo decisivo (1-0).
Também o Brasil desiludiu, ao ser derrotado na casa da Bolívia (1-0), naquela que foi a primeira derrota de Carlo Ancelotti como selecionador canarinho. O 'escrete' apura-se para o Mundial 2026 no quinto lugar da classificação e conclui a pior prestação de sempre numa fase de apuramento. Já a Bolívia segue para o playoff e mantém em aberto a possibilidade de estar no próximo Mundial.
Para além de Argentina e Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai têm presença confirmada no Mundial 2026.