Médio tem enorme influência na equipa portista, mas o defeso pode trazer novidades. Cláusula de 60 milhões de euros protege a SAD.
Corpo do artigo
Otávio afirmou há uma semana, após a final da Taça de Portugal, que vai continuar no F. C. Porto na próxima época, mas esse é um cenário que, sendo bastante provável, não pode ser dado como adquirido nesta altura.
Fonte próxima do médio portista garantiu ao JN que existem propostas de outros clubes em cima da mesa e, com o decorrer do defeso, irão surgir mais. Assim sendo, nada é garantido. Otávio sabe que é um dos jogadores mais importantes no F. C. Porto, talvez mesmo o mais influente, e sente-se muito bem no Dragão, mas, de acordo com a mesma fonte, vai analisar todas as ofertas em devido tempo.
Do lado da SAD portista, a intenção passa por segurar o internacional português a todo o custo e uma possível transferência só poderá efetivar-se através da cláusula de rescisão, que é de 60 milhões de euros. O médio, de 28 anos, tem contrato por mais duas épocas, ou seja, até junho de 2025 e o facto de a SAD só possuir 67,5% dos direitos económicos não torna Otávio um jogador muito rentável na perspetiva de uma eventual venda.
Se, por exemplo, a sociedade liderada por Pinto da Costa recebesse uma proposta de 40 milhões de euros, só encaixaria cerca de 26 milhões, sendo que nem todo este valor seria de mais-valias, o fator decisivo para o equilíbrio das contas, conforme foi assumido há poucos dias pelo administrador financeiro, Fernando Gomes, quando disse que a SAD tem de vender jogadores até 30 de junho.
Para Sérgio Conceição, a permanência de Otávio no F. C. Porto é praticamente obrigatória. O "baixinho", como é conhecido no plantel portista, é o único jogador que se manteve sempre no Dragão desde a chegada do treinador, em 2017, e acabou de cumprir a sétima época seguida no clube azul e branco. O médio foi contratado ao Internacional de Porto Alegre, em 2014, começou por fazer um ano na equipa B e em 2015 foi emprestado ao Vitória de Guimarães, onde jogou uma temporada também sob o comando de Conceição.
Nos últimos anos, tornou-se imprescindível para o técnico e também para os adeptos dos dragões, rendidos à forma como dá tudo pelo clube, em campo e fora dele, sobretudo nas redes sociais. Em 2022/23, o rendimento de Otávio em campo voltou a ser de alto nível, com 44 jogos realizados, sete golos (melhor marca da carreira) e 13 assistências.
Por estes dias, o médio goza um período de férias, no Dubai, antes de se juntar à seleção portuguesa para os jogos com a Bósnia e Islândia, relativos à fase de apuramento para o Euro 2024.