Os dragões apresentaram o relatório e contas detalhado da SAD do primeiro semestre da época 2023/24 e fornecem dados específicos sobre o mercado de transferências. Saiba quanto custaram os reforços Alan Varela, Ivan Jaime e Fran Navarro.
Corpo do artigo
De acordo com o relatório e contas do primeiro semestre de 2023/24 da SAD, os dragões tiveram uma mais-valia de 39,6 milhões de euros pela transferência de Otávio para o Al Nassr, no verão, por 60 milhões de euros. Sendo assim este negócio acaba por ser o mais lucrativo da história do F. C. Porto, ultrapassando os valores da transferência de Vitinha para o PSG, fechada por 41,5 milhões de euros, mas que gerou uma mais-valia de 35,4 milhões de euros.
Os dragões explicam ainda que a transferência de Tomás Esteves para o Pisa gerou uma mais-valia de 800,6 mil euros, após ter sido concluída por 1,1 milhões de euros.
A SAD também informa sobre os contornos dos negócios que levaram Alan Varela, Fran Navarro, Iván Jaime e Nico González a chegarem ao Dragão. De acordo com os dados fornecidos à CMVM, Iván Jaime custou 10 milhões de euros por 90% do passe, acabando por ser o reforço mais caro. Convém esclarecer, contudo, que os pormenores relativos ao negócio de Otávio, contratado ao Famalicão no mercado de inverno, só serão conhecidos no próximo relatório e contas.
O F. C. Porto pagou ainda 8,44 milhões de euros pela contratação de Nico González, oito milhões por Alan Varela e sete por Fran Navarro, detendo a totalidade do passe dos três jogadores. Ou seja, estes futebolistas custaram 23,44 milhões. A SAD pagou ainda 1,2 milhões pelos custos de intermediação de Alan Varela e 1,1 milhões no caso de Nico González.

