Delle Alli, craque com o salário mais alto no onze do Tottenham, ganha 46 vezes mais do que Eustáquio, um dos mais caros do Paços de Ferreira. Diferença abissal também nos orçamentos.
Corpo do artigo
A nova competição europeia de clubes coloca esta quinta-feira, frente a frente, o Paços de Ferreira e o Tottenham, em jogo da primeira mão do play-off da prova. Os "Spurs" visitam a Mata Real sem Harry Kane, a maior estrela da equipa, que, enquanto não define o futuro, alegadamente está à procura da melhor forma. Mas nem por isso o primeiro compromisso dos castores frente a uma equipa inglesa se anuncia mais acessível. De todo.
Desequilíbrios sem fim, ao final da tarde, no arranque da última etapa, antes da fase de grupos da Liga Conferência. Qualquer que seja o ângulo de análise, o Tottenham leva clara supremacia. Com a ausência de Kane do lote chamado pelo português Nuno Espírito Santo, é Delle Alli o futebolista dos "Spurs" com o salário mais alto. Não chega, é certo, aos 928 mil euros do goleador internacional inglês, mas os 464 mil que recebe por mês (em Inglaterra os salários são pagos semanalmente), são 46 vezes superiores ao que auferem os futebolistas com o salário mais alto do plantel pacense, entre os quais o luso-canadiano Stephen Eustáquio - 10 mil euros mensais -, um dos jogadores da equipa de Jorge Simão com mais mercado.
De resto, o próprio treinador do Paços de Ferreira aludiu a essas diferenças, na antevisão do jogo de hoje: "Tive a curiosidade de procurar o valor de mercado das duas equipas e verifiquei que o do Tottenham é 704 milhões, comparativamente a 22 milhões do Paços. Assim por alto, diria que a diferença é de umas cem vezes mais", realçou. A estimativa é exagerada - serão "só" 32 vezes mais - , mas, como referiu, "as diferenças entre os emblemas são evidentes e abissais".
Enquanto os ingleses admitem gastar, só em salários, 85 milhões de euros, o Paços de Ferreira tem o orçamento global de seis milhões. Neste mercado, se o Tottenham tenta resistir aos muitos milhões que o rival Manchester City oferece por Kane, o Paços de Ferreira, que já ganhou 900 mil euros nesta prova europeia, coloca a mira nos "míseros" 2,94 milhões de euros que é o que a UEFA dá às equipas que chegam à fase de grupos. Já dava para pagar meia época dos pacenses...
Por dentro
400 bilhetes ainda disponíveis
O Paços de Ferreira já vendeu 2100 dos 2500 bilhetes disponíveis para este jogo. Já sem o exclusivo para sócios, o público em geral ainda poderá adquirir ingressos hoje, a 30 euros cada. De acordo com as indicações da UEFA, não são admitidos adeptos visitantes.
Multa a jogadores devido a "noitada"
João Pedro (490 euros) e David Sualehe (368), foram multados pelo Conselho de Disciplina federativo. Os dois jogadores do Paços de Ferreira foram apanhados numa festa ilegal, em Ofir, Esposende, em março passado, a infringir as regras de controlo da pandemia.