Emblema de Matosinhos comanda a Divisão de Elite da A. F. Porto com um plantel constituído por 20 jogadores formados no clube.
Corpo do artigo
Depois de vários anos a apostar na formação, o centenário Padroense FC está a colher os frutos desse esforço, e, com um plantel onde 90% dos atletas cresceram no clube, lidera a Série 1 da Divisão de Elite da A. F. Porto, mantendo-se invicto nas 15 jornadas já disputadas.
O emblema do concelho de Matosinhos traçou como meta, no início da época, lutar pelos primeiros sete lugares, mas as prestações têm superado as expectativas, com uma liderança que alavanca o sonho da subida aos escalões nacionais. "O objetivo prioritário é termos, pelo menos, acesso ao futuro escalão Super Elite [nova divisão criada pela A. F. Porto para a próxima época], mas à medida que a temporada se tem desenvolvido percebemos que podemos ir ainda mais longe", partilhou ao JN o treinador Agostinho Leão. O também ex-jogador de Salgueiros, União de Leiria e Leixões, está rendido à "qualidade e carácter de um grupo jovem mas ambicioso", e, mesmo reconhecendo que "é mais difícil manter a liderança, do que chegar ao topo", considerou que o plantel dá garantias de futuro". "Tem capacidade para, durante muito tempo, lutar pelos primeiros lugares. Se o clube o conseguir manter terá muitos sucesso nos próximos anos", disse.