Pai agredido pela polícia em Guimarães diz que "só estava a dar água aos filhos"
O homem que foi agredido em frente à família pela polícia, depois do jogo contra o Benfica em Guimarães, este domingo, disse, ao JN, que apenas estava a dar de água aos filhos quando foi abordado pela políca. Administração Interna vai abrir inquérito.
Corpo do artigo
José Magalhães, em declarações ao JN, contou os momentos que antecederam a inusitada agressão de que foi alvo pela polícia. Depois de acabar o jogo, as portas de estádio estavam fechadas e o pai, andou com a sua família à procura de uma saída. Quando conseguiram finalmente sair do recinto, José Magalhães recorda que "estava a dar água aos meus filhos quando a polícia veio perguntar o que estávamos ali a fazer". "Expliquei e aconteceu aquilo que todos viram", contou.
Foi agarrado e agredido à bastonada por agentes da polícia. O seu pai foi também agredido com dois murros e os seus filhos menores, em choque, assistiram a tudo. José Magalhães foi depois algemado e detido.
José Magalhães quis, no entanto, sublinhar que "não tem nada contra a polícia como instituição", mas gostava de tentar impedir que "uma situação como esta volte a acontecer".
Não existe ainda explicação oficial para a violenta agressão levada a cabo por agentes da PSP, que está a chocar o país, mas o Ministério da Administração Interna anunciou entretanto que vai ser aberto um inquérito pela Inspeção Geral da Administração Interna.
O agente em questão é o subcomissário Filipe Silva, chefe da Brigada de Investigação Criminal da PSP de Guimarães.
Ouvido em tribunal
José Magalhães vai ser ouvido no tribunal de Guimarães nas próximas horas e desconhece-se ainda se vai ser alvo de um julgamento sumário ou se vai ser aberto um processo de instrução.
Passou, no entanto, a noite em casa, depois de ter sido assistido no Hospital de Matosinhos. O JN sabe que os seus filhos não quiseram sequer ir à escola.
Ontem a festa benfiquista terminou da pior maneira, em Lisboa, depois de alguns adeptos se terem envolvido em violentos confrontos com a polícia.