Pai de Luis Díaz, com paradeiro desconhecido, pode ter sido levado para a Venezuela
Os pais de Luis Díaz, atleta do Liverpool, foram raptados, sábado, na Colômbia. A mãe foi resgatada mas o pai continua desaparecido e as autoridades suspeitam que esteja na Venezuela. Segundo a imprensa local, foi oferecida uma recompensa de 200 milhões de pesos, cerca de 45 mil euros, por informações.
Corpo do artigo
Segundo a revista Semana, Luis Manuel Díaz, pai de Luis Díaz, avançado que representou o F. C. Porto e atua pelos ingleses do Liverpool, continua desaparecido. Os pais do atleta foram sequestrados no passado sábado, em Barrancas, na Colômbia, tendo a mãe sido prontamente resgatada. Apesar das dificuldades para deixar o território colombiano, as autoridades locais desconfiam que os criminosos já cruzaram a fronteira para a Venezuela.
No terreno, centenas de homens da Polícia, do Exército, da Força Aérea e do Ministério Público batem e vigiam os caminhos que dão acesso à fronteira com o país vizinho. As autoridades colombianas, segundo a fonte supracitada, identificaram um perímetro percorrido pelos criminosos, com cerca de 15 quilómetros quadrados, na qual existe uma densa selva, que não permite muitas rotas de fuga.
A verdade é que, apesar da suspeita de ligação a grandes organizações criminosas que atuam na região, as buscas estão num impasse. Para investigar este vasto terreno, mais precisamente a zona da floresta, o general William Salamanca, responsável máximo da operação, convocou 130 membros dos comandos especializados, quatro aeronaves, três helicópteros e um avião da Força Aérea. Uma recompensa de 200 milhões de pesos, cerca de 45 mil euros, foi oferecida a quem tiver informações sobre o paradeiro de Luis Manuel Díaz.
"Ontem à tarde recebemos uma chamada, comunicámos com a polícia e o próprio comandante da polícia, o general Salamanca, foi para a zona, onde acabámos por conseguir a libertação da mãe. A ideia é fechar a zona e impedir que levem o pai do Luis Díaz para a Venezuela, que é uma primeira hipótese. Peço aos cidadãos que denunciem se souberem de alguma coisa", apelou o Luis Fernando, ministro do Interior, citado pela Semana.
Luis Díaz não viajou para o país, por razões de segurança, apesar de manter contacto com os familiares e autoridades colombianas. Este domingo, o avançado não marcou presença no triunfo do Liverpool, por 3-0, frente ao Nottingham Forest. O português Diogo Jota apontou um dos tentos da partida e prestou homenagem ao antigo futebolista do F. C. Porto.