Concluída mais uma jornada europeia, os Países Baixos distanciaram-se no sexto lugar do ranking da UEFA mais de centésimas de Portugal (7.º), dado que os seus cinco representantes conseguiram mais uma vitória que o quinteto luso.
Corpo do artigo
Se na LIga dos Campeões os dois países haviam registado os mesmos resultados - uma vitória e uma derrota -, os três clubes neerlandeses presentes na Liga Europa conseguiram mais um triunfo que o trio português envolvido nas segunda (F. C. Porto e Braga) e terceira (V. Guimarães) provas da UEFA.
Na Liga Europa, os Países Baixos contaram com as vitórias do Ajax (5-0 ao Maccabi Telavive) e do AZ Alkmaar (3-1 ao Fenerbahçe), e ainda com o empate (1-1) do Twente na visita ao Nice.
Se o V. Guimarães contribuiu com mais um triunfo na Liga Conferência - e vão nove seguidos esta época - para o ranking de Portugal, o Braga não foi além de um empate (1-1, com o Elfsborg) e o F. C. Porto acabou derrotado (2-1) na visita à Lazio.
Contas feitas, e como os pontos amealhados pelos cinco clubes neerlandeses são a dividir por seis - Go Ahead Eagles já foi eliminada -, os Países Baixos seguem no sexto lugar com 58.566 pontos, enquanto Portugal é sétimo, com 55.216. A diferença aumentou ligeiramente, passando a ser agora de 3.350 pontos, quando no início desta ronda europeia se cifrava nos 3.184 pontos.