Escola Desportiva de Viana tem 80 jovens, de ambos os sexos, nos escalões da formação, da iniciação até aos sub-20.
Corpo do artigo
Cai a tarde no Pavilhão de Monserrate. De patins enfiados e stique em riste, os miúdos da Escola Desportiva de Viana (EDV) entram a conta gotas no rinque. A época já terminou, mas a paixão pela modalidade é um combustível que nunca acaba. Com 43 anos de existência, o clube vianense é mestre a formar atletas e tem nos jovens o grande motivo de existência. "Somos essencialmente uma escola de formação. Aliás, apesar de a Escola Desportiva de Viana contemplar nove modalidades, tudo nasceu num rinque. No ensino da patinagem, que depois deu origem a outras secções", começou por dizer Rui Silva, presidente da EDV desde 2010.
A atual Direção foi reativando a paixão dos vianenses pelo hóquei em patins, cativando não só familiares, mas, também, implementado uma estratégia centrada em processos mais dinâmicos. "Criámos um conceito novo de gestão. Oferecemos mais autonomia às secções e, desta forma, todos perceberam os custos associados. Também inovámos com um conceito de imagem, uniformizámos os equipamentos e destacámos a importância do clube e do seu emblema. Somos, provavelmente, os maiores embaixadores da marca Viana. Tentamos passar isto às crianças que nos procuram desde tenra idade", afirmou Rui Silva.
A evolução tem sido constante. E se em Viana se costuma dizer que "quem gosta vem, quem ama fica", na EDV funciona mais ou menos assim. Com 80 atletas e todos os escalões de formação (iniciação, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20), o objetivo passa por consolidar esta posição no panorama nacional. "Geralmente 90% dos miúdos que cá jogam já não saem. É sinal que gostam do trabalho que está a ser desenvolvido e dos momentos que passam na EDV. Há cada vez mais jovens a praticar hóquei em patins e isso não é só sinónimo do nosso trabalho, mas também do que os restantes clubes portugueses têm desenvolvido", disse Pedro Gomes, coordenador técnico da EDV. Um "bichinho" que começa a ser criado desde cedo. "Temos uma parceria com a Câmara Municipal para ensinarmos patinagem nas escolas. É assim que se começa a dar os primeiros passos", conta.
Do sonho à casa própria
Formar mais e melhor. É este o grande objetivo da EDV. Um desígnio que ganha força com a cada vez mais próxima construção de um pavilhão próprio. "Estamos a desenvolver esforços para termos um edifício só nosso. Será, provavelmente, uma das melhores instalações para a prática do hóquei em patins a nível nacional. Neste momento, o projeto está em lançamento da fase de concurso", adiantou Rui Silva.
Escola Desportiva de Viana
Fundação: 1976
Sócios: 2600
Atletas na formação: 80
Treinos: de segunda-feira a sábado
Horários: das17.30 às 21.45 horas
Mensalidade: dos 10 euros aos 25 euros