Palmeiras bate Botafogo após prolongamento e avança para os "quartos" do Mundial
O Palmeiras vergou o Botafogo, este sábado, por 1-0, e tornou-se na primeira equipa a garantir o bilhete de ouro para os quartos de final do Mundial de Clubes. O tento solitário foi apontado por Paulinho (100 m) já no prolongamento.
Corpo do artigo
Num jogo intenso entre dois gigantes do futebol brasileiro, acabou por ser o Palmeiras, de Abel Ferreira, a levar a melhor sobre o Botafogo, de Renato Paiva. John, guarda-redes dos cariocas, montou uma muralha que somente seria quebrada por Paullinho para lá do tempo regulamentar.
Numa entrada de jogo mais física e combativa de ambas as partes, o Palmeiras acabou por se sobrepor, teve aproximações ao último terço do campo, mas sem criar verdadeiramente lances de perigo. Do outro lado, o "fogão" mostrou algumas dificuldades para entrar em cena.
Entre esta razia de balizas, a primeira oportunidade do encontro ficou para o fecho da primeira metade. Richard Ríos (45+3m), após receber uma bola de Piquerez, orientou e rematou com potência a rasar a barra, num movimento que ainda fez soltar suspiros no Lincoln Financial Field, em Filadélpia.
No retorno dos balneários, o "Verdão" entrou bem mais preciso no último terço. Contudo, John mostrou sempre estar presente entre os postes. Primeiro, ao negar, por duas vezes, o golo ao prodígio Estevão (46 m e 50). E, mais tarde, mergulhou para fazer uma grande defesa a um cabeceamento venenoso de Maurício (73) e segurar assim a igualdade no marcador até ao fecho dos 90 minutos.
No prolongamento, a toada manteve-se a mesma. O Palmeiras surgiu forte e lá conseguiu quebrar a muralha montada na baliza do Botafogo. Depois de uma investida de Rios (96 m), Paulinho rompeu na direita, tirou um adversário da frente e, dentro da área, encostou a bola para o fundo da malha, sem qualquer hipótese para o gigantesco John.
Até ao fecho, o "glorioso" cresceu com alguma naturalidade no jogo. Chegou a estar em superioridade numérica, face à expulsão de Gómez (117 m), mas não conseguiu reverter o resultado negativo que ditou a eliminação do Mundial de Clubes.
Desta forma, os comandados de Abel Ferreira avançam para os quartos onde irão medir forças com o vencedor do duelo entre Benfica e Chelsea, que se inicia mais logo, às 21 horas.