Palmeiras: Jovem diamante de Abel Ferreira promete dar dores de cabeça ao F. C. Porto
No próximo domingo, os dragões disputam o jogo de estreia no Mundial de Clubes contra o Palmeiras, de Abel Ferreira, nos Estados Unidos da América. Estêvão quer afirmar-se perante o mundo, antes de rumar à Europa.
Corpo do artigo
Teste de fogo logo na abertura do Mundial de Clubes, com o F. C. Porto a encontrar o Palmeiras do português Abel Ferreira, que vai ver o talentoso Estêvão a realizar a última prova como seu jogador, após o ter lançado na equipa principal. Além dessa arma, o ex-treinador do Braga tem muitos truques na manga, todos prontos a serem usados.
Enquanto os portistas terminaram recentemente uma temporada em baixo de forma, o "Verdão" começou a época há pouco tempo e ainda tem as pernas frescas, passando em primeiro na fase de grupos da Libertadores, enquanto é quarto classificado no Brasileirão, a apenas dois pontos do primeiro posto, que pertence ao Flamengo.
Antes de ingressar na pré-época do Chelsea, emblema que pagou cerca de 45 milhões de euros fixos e mais 15 milhões em variáveis para os serviços do craque brasileiro aquando da maioridade, Estêvão é a maior ameaça para os dragões.
Para além do primeiro duelo com os portistas, o jovem craque antecipa, com expetativa, o desafio com o Inter Miami, falando num "jogo inesquecível contra o Messi, que é um dos melhores do mundo". Diz ainda que quer aprender muito ao disputar a prova, antes de ser testado nos maiores palcos europeus.
Carlo Ancelotti, agora no comando da seleção brasileira, promoveu a estreia a titular do virtuoso jovem de 18 anos na "canarinha", de forma a motivar a participação no Mundial de Clubes. O treinador italiano também já se rendeu às qualidades do jogador e acredita que se vai afirmar como um dos melhores jogadores do mundo, sendo o melhor marcador do Palmeiras na presente temporada, com 11 golos faturados.
Apontado como um sonho do F. C. Porto no mercado de transferências, Richard Ríos está a jogar no Brasil há seis anos e é uma peça indiscutível no xadrez de Abel Ferreira. O internacional colombiano é o pilar do meio-campo e combina qualidade técnica com intensidade em campo, sendo muitas vezes o ponto de equilíbrio, com e sem bola.
Mais atrás, dois muros defensivos. O defesa-central e capitão Gustavo Gómez disputa pela terceira vez a competição prestigiada (agora noutro modelo) e quer fazer história pelos "alviverdes", enquanto o guardião Weverton, também internacional brasileiro, afirmou-se nos últimos anos como um porto seguro na baliza do Palmeiras.
Variando entre sistemas como o 4-2-3-1 e o 3-5-2, o técnico luso Abel Ferreira, procura atrair o adversário na fase de construção para colocar os extremos e os alas em situações favoráveis, enquanto se perder a posse de bola tenta recuperar o mais rápido possível, com uma pressão intensa e um posicionamento alto.
Além do Palmeiras, que defronta já este domingo às 23 horas, o F. C. Porto vai ter duelos com o Inter Miami, dos Estados Unidos, e com o Al Ahly, do Egito, na fase de grupos.