A morte de Eusébio, que faleceu no domingo, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, é destacada, esta segunda-feira, nas capas de vários jornais de todo o mundo.
Corpo do artigo
Dois dos principais diários desportivos espanhóis, "Marca" e "As", preenchem quase a totalidade das suas primeiras páginas com Cristiano Ronaldo a "prometer" uma vitória a Eusébio.
Na "Marca", o avançado do Real Madrid aponta ao Pantera Negra com o título "Por ti, Eusébio", com o jornal a acrescentar que a maior estrela dos madrilenos "planeia dedicar um golo à lenda", diante "uma das suas vítimas favoritas", o "Celta de Vigo" (Ronaldo marcou sete golos em quatro jogos anteriores com os galegos).
No "As", cinco das seis colunas da primeira página são ocupadas com uma imagem de Ronaldo a "bater continência" a Eusébio, junto de outra foto com o Pantera Negra a entregar uma bota de ouro ao capitão da seleção portuguesa.
Já o "Mundo Deportivo", outro dos diários desportivos de Espanha, coloca na sua primeira página uma "tira negra" a seis colunas com a referência à morte do "mítico" Eusébio, "um grande que elevou o Benfica ao máximo nível mundial".
O diário generalista "El Pais" publica no cimo da capa uma foto de Eusébio com a bandeira nacional e a referência "Portugal chora o mito do Benfica e da seleção lusa".
O "La Vanguardia" mostra a Pantera Negra a beijar uma das duas botas de ouro que conquistou, chamando-lhe "um grande do futebol".
O desportivo francês "L'Equipe" segue o exemplo do "Mundo Deportivo" e também publica na primeira página um "fumo negro" no topo da manchete com a imagem de Eusébio, com o título "Portugal chora o seu herói".
Em Itália, a "Gazetta dello Sport" coloca uma chamada com a referência à morte da antiga estrela do futebol mundial: "Adeus Eusébio, Pantera Negra do Benfica".
Também o "Corriere dello Sport", outro diário desportivo italiano, se "despede" de Eusébio, "um outro Pelé amado por todos".
Em Inglaterra, o "Independent" dedica metade da primeira página a Eusébio com uma foto de arquivo do "King" junto de uma comitiva da seleção portuguesa e o título "Um dos grandes futebolistas de todos os tempos".
No outro lado do Atlântico, no Brasil, a "Folha de São Paulo" dá também grande destaque a Eusébio, publicando no topo da primeira página a foto da estátua de Eusébio junto ao Estádio da Luz repleta de cachecóis, flores e bandeiras no velório de domingo.
"Eusébio mostrou a Portugal que era possível voltar a navegar e a vencer", escreve ainda o jornal brasileiro.
O "Estado de São Paulo" diz também "adeus" ao futebolista que "encantou o Mundo na Copa de 66".
Na Argentina, o diário "Clarin" realça no cimo da "portada" o adeus a Eusébio, "o futebolista que chegou a discutir o protagonismo com Pelé".