Paret-Peintre vence no mítico Mont Ventoux e Pogacar reforça liderança do Tour

Paret-Peintre é o primeiro francês a ganhar uma etapa neste Tour, e logo a que acabou no célebre Mont Ventoux
Foto: EPA
No arranque da terceira semana da prova, francês impõe-se no mítico Ventoux após fuga. Tadej Pogacar mantêm camisola amarela e ainda ganhou dois segundos ao rival Jonas Vingegaard.
Corpo do artigo
O francês Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step) tornou-se esta terça-feira o primeiro ciclista gaulês a vencer nesta edição da 112.ª Volta a França, ao impor-se no temível Mont Ventoux, numa 16.ª etapa marcada também por mais um duelo entre Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard.
Aos 24 anos, Paret-Peintre conquistou o maior triunfo da carreira após bater ao sprint Ben Healy (EF Education-EasyPost), segundo com o mesmo tempo, e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), terceiro, a quatro segundos. A vitória surgiu após uma jornada explosiva, com mais de 30 corredores em fuga e muitos nomes sonantes.
O jovem francês acabou por brilhar ao ter sangue-frio para responder ao ataque de Healy nos metros finais. O irlandês mostrou grande forma, mas acabou superado por um Paret-Peintre determinado, que selou também o primeiro êxito da Soudal Quick-Step neste Tour.
Um pouco mais atrás, no grupo dos favoritos, Vingegaard ainda tentou atacar Pogacar nos último quilómetros, mas o esloveno respondeu com firmeza e contra-atacou, com ambos terminaram juntos, embora com o camisola amarela a ganhar dois segundos graças a um pequeno sprint final. Pogacar reforça, assim, a liderança, tendo agora 4.15 minutos de vantagem sobre Vingegaard e mais de nove em relação a Florian Lipowitz (Red Bull - Bora-Hansgrohe).
Esta quarta-feira, o Tour oferece a última oportunidade para os sprinters, nos 160,4 km entre Bollène e Valence, antes do regresso à alta montanha.
