Desde 1995/96, só por uma vez o comandante deixou escapar o título a oito jornadas do final.
Corpo do artigo
Pela primeira vez na temporada, o Sporting perdeu pontos em duas jornadas consecutivas e o campeonato, que parecia decidido a favor dos leões, voltou a ficar surpreendentemente em aberto. A vantagem, que era de 10 pontos, passou a ser de seis, o suficiente para todas as possibilidades estarem sobre a mesa. A seis e a nove pontos, o F. C. Porto, segundo classificado, e o Benfica, terceiro, impulsionados por um excelente momento de forma, ganharam um novo fôlego com os tropeções do rival. Terá a equipa de Ruben Amorim cedido à pressão ou é uma crise momentânea de resultados? A resposta começa a ser dada na sexta-feira, quando defrontar o Farense, mas até ao momento, a ceia da Páscoa continua sem ser digerida pelo Sporting.
Apesar da tremideira, a estatística do futebol português defende com unhas e dentes a atual condição do Sporting: desde 1995/96, época em que cada vitória na Liga começou a valer três pontos, só por uma vez o líder não conseguiu gerir a vantagem, a oito jornadas do fim. Aconteceu em 2012/13, no célebre ano do "remate de Kelvin", quando o Benfica, líder do campeonato, sucumbiu a um golo do avançado brasileiro nos descontos, o qual deu o título ao F. C. Porto.
Entre os perseguidores ao Sporting, o Braga está também atento e é a que terá o calendário mais acessível, dado que, na segunda volta, já defrontou águias e dragões, restando-lhe o Sporting, que recebe em casa daqui a três jornadas. Já os leões deparam-se com um percurso exigente: além da viagem ao Minho, defrontam o Benfica, na Luz. Cenário igual para os dragões, que visitam Lisboa no início do próximo mês. O Benfica tem a vantagem de receber os rivais em casa mas é, com o Braga, quem tem menos espaço para errar.
Além do título, joga-se outro "campeonato", o da Champions. O segundo lugar dá acesso direto à fase de grupos em 2021/22 e assim a reta final promete ser escaldante.
Dragões e águias estão embalados
Em contraciclo com os leões, F. C. Porto e Benfica atravessam um bom momento. Os dragões somaram na última jornada a quinta vitória consecutiva e as águias a sexta, dado que representa o seu melhor momento nesta temporada.
Quarta expulsão de Ruben Amorim
Frente ao Famalicão, o técnico do Sporting, Ruben Amorim, viu o quarto cartão vermelho pela quarta vez desde que chegou a Alvalade. Hugo Viana, diretor desportivo dos leões, recebeu também ordem de expulsão na partida, disputada anteontem em Alvalade.
Calendário dos quatro primeiros até final da época
Sporting
J.27 Farense (fora)
J.28 Belenenses SAD (casa)
J.29 Braga (fora)
J.30 Nacional (casa)
J.31 Rio Ave (fora)
J.32 Boavista (casa)
J.33 Benfica (fora)
J.34 Marítimo (casa)
F. C. Porto
J.27 Nacional (fora)
J.28 V. Guimarães (casa)
J.29 Moreirense (fora)
J.30 Famalicão (casa)
J.31 Benfica (fora)
J.32 Farense (casa)
J.33 Rio Ave (fora)
J.34 Belenenses SAD (casa)
Benfica
J.27 Gil Vicente (casa)
J.28 Portimonense (fora)
J.29 Santa Clara (casa)
J.30 Tondela (fora)
J.31 F. C. Porto (casa)
J.32 Nacional (fora)
J.33 Sporting (casa)
J.34 V. Guimarães (fora)
Braga
J.27 Rio Ave (fora)
J.28 Boavista (casa)
J.29 Sporting (casa)
J.30 Marítimo (fora)
J.31 P. Ferreira (casa)
J.32 Gil Vicente (fora)
J.33 Marítimo (casa)
J.34 Portimonense (fora)