Patrícia Duarte conquistou a segunda medalha para Portugal no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, que decorre no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia. Depois da prata de Diogo Narciso no scratch, a portuguesa garantiu o bronze ao terminar no terceiro lugar a corrida por pontos de juniores.
Corpo do artigo
Estreante em Europeus, Patrícia Duarte já tinha deixado boas indicações na perseguição individual, mas fez ainda melhor na primeira corrida de pelotão. Revelou uma excelente leitura de prova, aproveitando uma baixa de ritmo do pelotão para dobrar as adversárias e conquistar os 20 pontos, aos quais somou mais dois ganhos num sprint. Acabou com 22 pontos, sendo apenas superada pela alemã Seana Littbarski-Gray (38 pontos) e pela francesa Léane Tabu (31), que conquistaram o ouro e a prata.
“Não esperava esta medalha. Vinha com o objetivo de dar o meu melhor. Fizemos uma boa preparação, fui-me sentindo bem ao longo de toda a corrida e consegui a medalha. Tentei seguir ao máximo a estratégia dada pelo professor Gabriel Mendes, consegui dar a volta e depois foi tentar marcar as minhas adversárias e tentar ir ao sprint. Nunca pensei estar aqui hoje. Estou muito feliz”, afirmou Patrícia Duarte, momentos depois de subir pela primeira vez ao pódio de um Campeonato da Europa.