Patrícia Mamona, no triplo salto, e Yazaldes Nascimento, nos 60 metros, são os dois portugueses que competem nos Campeonatos da Europa de atletismo, que terminam, este domingo, em Praga.
Corpo do artigo
O destaque vai para a saltadora, na final a partir das 15.25 horas, com a segunda marca das qualificações da véspera, em que registou 14,26 metros, o seu segundo melhor registo de sempre em pista coberta, a dez centímetros do que tem desde o ano passado.
A saltadora do Sporting, de 26 anos, foi uma das seis atletas que conseguiu passar a marca de qualificação direta, o que a faz entrar no grupo das candidatas a uma medalhas, nomeadamente se conseguir progredir ainda um pouco mais, nos saltos de hoje à tarde.
Hanna Knyazyeva, antiga ucraniana agora a competir por Israel, ganhou nas qualificações com um recorde nacional de 16,40 e também deixou muito boa impressão no O2 Arena de Praga. A bielorussa Natalia Viatkina (14,21), a búlgara Gariela Petrova (14,21), a alemã Kristin Gierisch (14,20) e a russa Yekaterina Koneva (14,20), a grande favorita, também se apuraram diretamente.
A final poderá ser bastante renhida na luta pelas medalhas, aparecendo apenas um pouco menos bem cotadas a finlandesa Kristina Makeela (14,04) e a romena Cristina Bujin (14,02).
A melhor marca europeia do ano é de Koneva, com 14,68, à frente de Petrova (14,55) e Knyazyeva (14,40), enquanto Mamona é já a sexta do ano.
Há dois anos, Mamona foi oitava na final dos Europeus "indoor", apresentando como ponto alto na sua carreira a medalha de prata nos Europeus ao ar livre de 2012, apenas atrás da ucraniana Olga Saladuha, a grande ausente em Praga.
Na primeira ronda de 60 metros, Yazaldes Nascimento foi quarto na sua corrida, com um recorde pessoal a 6,69 segundos e garantiu o direito a competir numa das semifinais, a partir das 13.55 horas.
Serão três corridas, em que passam os dois primeiros de cada uma e mais os dois melhores tempos, pelo que se antevê como muito difícil a passagem do atleta português à final, marcada para as 16.15 horas.
Em 24 atletas ainda em prova, só há um com pior registo do ano que Yazaldes, que corre na terceira semifinal.
Portugal competiu nos Europeus de Praga com sete atletas e o resultado mais em destaque é o ouro de Nelson Évora, no sábado na final do triplo salto masculino.