Lille jogou nas Ilhas Faroé, que pela primeira vez recebeu um jogo na fase de grupos de uma prova europeia, neste caso a Liga Conferência. Mas o jogou ficou marcado pela estreia de um jovem jogador 16 anos que fez história esta quinta-feira.
Corpo do artigo
O Lille, treinado pelo português Paulo Fonseca, protagonizou um dos resultados mais inesperados da Liga Conferência, ao empatar (0-0) com o Klaksvík, um modesto clube das Ilhas Faroé, composto por jogadores semiprofissionais e que jogou numa pequena cidade com cinco mil habitantes, onde está sediado.
O Klaksvík tem jogadores com várias profissões, desde carpinteiros, eletricistas e estudantes e que entrou na história por ser o primeiro clube das Ilhas Faroé a participar na fase de grupos de uma prova europeia. "Apenas faltou um golo. Nós dominámos o jogo e estivemos o tempo todo nos últimos 30 metros do adversário. Tivemos uma boa atitude e respeito pelo adversário. Mas eles defenderam bem", explicou Paulo Fonseca, no final do jogo.
O encontro ficou ainda marcado pela estreia de Ayyoub Bouaddi, um médio francês de apenas 16 anos e três dias, o mais jovem de sempre do clube a atuar nas competições europeias: "Acho que ganhamos um jogador para o futuro. Ele teve muita qualidade, personalidade e coragem. Estou muito satisfeito com o jogo dele", adiantou Paulo Fonseca, que poupou vários titulares a pensar no duelo com o Lens, a disputar no fim de semana para a Liga francesa.
Antes de Bouaddi, o recorde pertencia a Joel Henry (16 anos, três meses e 30 dias), conseguido em 1978.
Durante o jogo, o Lille assinou 13 tentativas de golo e nove remates, enquanto o adversário apenas rematou uma vez à baliza. Com uma vitória e um empate, a equipa gaulesa está na segunda posição do grupo A da Liga Conferência.