Exibição decisiva no jogo que apurou os leões levou a UEFA a elegê-lo o melhor jogador da jornada da Champions. Fatura há quatro jogos seguidos
Corpo do artigo
A exibição e os dois golos, decisivos no apuramento dos leões para os oitavos de final da Champions, aumentaram o foco europeu em Pedro Gonçalves. O suspeito do costume e abono de família dos leões foi reconhecido pela UEFA como melhor jogador da quinta jornada da Liga dos Campeões, superando Dzeko (Inter), Forsberg (Leipzig) e Haller (Ajax). Se continuar com a atual performance, o internacional português subirá certamente de cotação e suscitará maior interesse aos tubarões do futebol europeu. A SAD agarrou o médio com a renovação até 2026 e a subida da cláusula de rescisão de 60 para 80 milhões de euros. Uma jogada oportuna, mas que, certamente, não evitará o ataque de potenciais interessados no final da temporada.
Pote bisou pela terceira vez nos últimos quatro jogos, nos quais marcou sempre. O número 28 dos leões leva 11 golos em 1062 minutos, média de um tento a cada de 96,3 minutos. Bem melhor do que na época passada, quando faturava a cada 131,48 minutos - 23 golos em 3031 minutos. Pedro Gonçalves mantém o estatuto de melhor marcador do Sporting e inclusive a mesma percentagem de influência na equipa da temporada transata. É responsável por 11 dos 39 golos (28, 2%) dos leões esta época, ele que em 2020/21 marcou 23 dos 82 tentos (28%) da equipa.
A ausência prolongada - quase mês e meio -, por lesão, mostrou que há um Sporting com Pote e outro sem ele. Durante a baixa, o onze de Ruben Amorim ganhou apenas três dos seis embates, e nunca por uma diferença superior a um golo. Além disso, só numa ocasião marcou dois - 2-1 ao Arouca.
Nos restantes, empatou com o F. C. Porto (1-1) e perdeu com o Ajax (1-5) e o Dortmund (1-0).
Depois do regresso de Pedro Gonçalves, o Sporting conquistou nove vitórias no mesmo número de duelos, em seis deles sempre por dois ou mais golos de diferença. O número 28 dos leões assinou sete dos 23 golos sportinguistas nesta série de triunfos seguidos. v
Pagar por Bruno
O Sporting terá de pagar 5,5 milhões à Sampdoria, que reclamava 10% do valor envolvido na transferência de Bruno Fernandes para o United. O caso estava no TAD e, segundo a imprensa italiana, a decisão já terá sido comunicada aos clubes.
Dupla de fora
Ruben Vinagre e Jovane Cabral foram os únicos ausentes na preparação do jogo com o Tondela.