Com a vitória no prólogo do Grande Prémio Jornal de Notícias de Ciclismo, um inédito contrarrelógio na marginal da Viana do Castelo, Pedro Paulinho, da LA-Antarte, garantiu a camisola amarela com que partirá hoje para primeira etapa, que liga Esmoriz até ao Sameiro, em Braga.
Corpo do artigo
O corredor de 25 anos saiu para estrada já no último terço do contrarrelógio, fazendo o tempo de 1.36 minutos, menos um segundo que a marca do segundo classificado, o espanhol Diego Rubio, da EFAPEL, que durante grande parte deste aperitivo para as etapas mais duras dos próximos dois dias liderou a classificação. A vitória de Pedro Paulinho também ajudou a equipa LA-Antarte a garantir o primeiro lugar na geral coletiva.
No terceiro lugar ficou Daniel Mestre, da Team Tavira, que gastou para percorrer o traçado citadino mais dois segundo que o vencedor. A camisola branca da Juventude foi entregue a Tiago Ferreira, da equipa Moreira Congelados/Feira/KTM, que se assumiu como o melhor sub-23 em prova, com o tempo de um 1.38 minutos.
Num trajeto completamente plano, e quase sempre em linha reta, onde apenas duas curvas apertadas nos extremos apresentavam grau de dificuldade, a grande novidade deste prólogo esteve no facto de estarem simultaneamente em prova dois corredores, que partiam ao mesmo tempo, mas em sentido oposto, conferindo uma dinâmica muito interessante para o público, que aderiu em bom número.
Hoje, começa competição a doer, com o pelotão a partir de Esmoriz (12 h), para uma tirada de 164 quilómetros que o vai levar até ao alto do Sameiro, em Braga.