
Pedro Sanchéz, primeiro-ministro espanhol, recebeu as novas campeãs do mundo de futebol
Pierre-Philippe Marcou / AFP
Durante uma cerimónia realizada no Palácio Moncloa, em Madrid, com a comitiva espanhola que alcançou o título mundial de futebol feminino, o primeiro-ministro Pedro Sánchez deixou muitas críticas ao comportamento do presidente da federação espanhola, Luis Rubiales, que beijou uma jogadora na boca.
Pedro Sánchez recebeu, em Madrid, as novas campeãs do mundo de futebol feminino, mas não poupou nas críticas à atitude de Luis Rubiales durante a cerimónia de consagração da seleção espanhola, quando beijou na boca a jogadora Jenni Hermoso.
“O que vimos foi inaceitável e as desculpas do Sr. Rubiales não são suficientes, nem adequadas. O pedido de desculpas tem que ser mais claro e contundente. Ele deve continuar a tomar medidas para esclarecer o assunto”, afirmou o primeiro-ministro espanhol, que considera que “ainda há um longo caminho a percorrer em termos de igualdade, respeito e equiparação dos direitos das mulheres” no país.
O político instou a federação espanhola de futebol a “tomar mais medidas para esclarecer comportamentos inaceitáveis que não estão de acordo com o que pensa a maioria dos espanhóis”.
De recordar que Miguel Ángel Galán, diretor da escola de treinadores de futebol de Espanha (CENAFE), oficializou uma queixa junto do Conselho Superior do Desporto contra Luis Rubiales, pelo “ato sexista” cometido pelo presidente da federação espanhola.
No último domingo, Espanha venceu o Campeonato do Mundo de futebol feminino pela primeira vez na história. Na final do torneio, que se disputou na Austrália e na Nova Zelândia, derrotou a Inglaterra por 1-0.

