Pedro Sousa, que encabeçou a Lista B, foi esta sexta-feira eleito o novo presidente da Associação de Futebol de Braga, com 68,35% dos votos. O jurista, empresário e atual deputado do Partido Socialista na Assembleia da República derrotou Miguel Azevedo, membro da direção cessante que concorria à sucessão de Manuel Machado, que renunciou por motivos profissionais e familiares.
Corpo do artigo
Pedro Sousa, de 44 anos, recolheu a preferência 68,35% dos votos, num universo de 217 clubes filiados na AF Braga, número que faz dela a segunda maior do país. Pedro Sousa tinha o apoio de três dos cinco clubes da associação que disputam a Liga, o Braga, o Vitória de Guimarães e o Gil Vicente. Já Miguel Azevedo, de 49 anos, que deixa os órgãos sociais da associação ao fim de oito anos, tinha ao seu lado o Famalicão.
O programa apresentado por Pedro Sousa propõe várias medidas estruturantes, como a criação de uma estrutura de apoio jurídico, contabilístico e de comunicação para os clubes; o alargamento do horário de funcionamento da associação; a redução de 10% nas taxas ao longo de três épocas; a consulta ao mercado para negociar melhores seguros; e a definição de um regulamento transparente para atribuição de apoios.
Entre os projetos de maior impacto destacam-se a Casa do Futebol Distrital, a Academia de Arbitragem, o Braga Football Hub, em parceria com a Universidade do Minho, e a AF Braga TV.