João Pedrosa, de 23 anos, e Hugo Campos, de 22, fizeram história em Edmonton (Canadá), esta segunda-feira, ao tornarem-se na primeira dupla portuguesa a ganhar uma etapa da Taça do Mundo de voleibol de praia.
Corpo do artigo
O ouro dos campeões nacionais em título e mundiais universitários de 2022 chegou com o triunfo sobre os noruegueses Hendrik Nikolai Mol e Mathias Berntsen (Noruega) por 2-0, com os parciais de 21-16 e 21-18. Foi o culminar de uma prestação fantástica da dupla portuguesa, que tinha como melhor registo no circuito um quarto lugar, em 2022, no Beach Pro Tour Challenge de Torquay.
Ao longo do Beach Pro Tour Challenge de Edmonton, os portugueses apenas perderam um jogo. Foi na poule F de apuramento, frente aos ucranianos Sergiy Popov e Eduard Reznik.
Nos jogos a eliminar, Pedrosa e Campos estiveram imparáveis, começando por afastar os chilenos Marco Grimalt e Estaben Grimalt (são primos), por 2-1. Depois de perderem o primeiro parcial (25-27), impuseram-se por 22-20 e 15-11. Seguiram-se os neerlandeses Christiaan Varenhorst e Leon Luini, batidos nos quartos por 2-0 (21-15 e 21-19).
No jogo de acesso à final, a dupla portuguesa voltou a ceder o primeiro parcial (18-21), mas respondeu à altura nos dois "sets" seguintes, afastando os brasileiros Pedro Solberg e Gustavo Albrecht Carvalhaes ao venceram por 21-17 e 15-11.
Depois dos históricos Miguel Maia e João Brenha, Portugal volta a ter uma dupla que faz sonhar no voleibol de praia e, atendendo à juventude, com muito para dar à modalidade.