
Pello Bilbao eufórico na chegada à meta
Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Corredor espanhol, de 33 anos, venceu pela primeira vez no Tour, dedicando êxito ao ex-companheiro de equipa Gino Mader, que morreu este ano na Volta à Suíça. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) manteve a camisola amarela
Vitória em estreia na Volta a França para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious), que fez vingar uma fuga desenhada a pouco mais de 30 quilómetros da meta, para, depois, se destacar na parte final, arrancando para o triunfo.
O corredor de 33 anos, superou um derradeiro duelo com o alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty) e com o australiano Ben O’Connor (AG2R Citroën), que também integraram a fuga do dia e foram, respetivamente, segundo e terceiro na etapa.
Mais de três minutos depois dos homens do pódio, chegaram, integrados no pelotão, os principais classificados na geral, com Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) a manter a camisola amarela, com os mesmos 17 segundos sobre Tadej Pogacar (UAE-Emirates) e 02.40 minutos sobre o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), que é terceiro na geral.
Nesta 10.ª etapa, que marcou o retomar da prova, depois de um dia de descanso, Pogacar e Vingegaard, principais favoritos ao triunfo final, surpreenderam ao integrar muito cedo uma das fugas do dia, forçando o pelotão a ter de reagir para anular esta demonstração de força.
Essa primeira iniciativa acabou por ser anulada, formando-se uma outra pouco antes dos derradeiros 30 quilómetros. Krists Neilands (Israel–Premier Tech) esteve em destaque nessa fase, rolando sozinho quase até final, mas os grupos de perseguidores formados, entretanto, acabaram por se entender e anular a aventura do solitário Neilands.
A três quilómetros da meta, Pello Bilbao chegou à frente da corrida, e manteve-se firme perante as ameaças dos rivais, conseguindo uma vitória dedicada ao seu ex-companheiro de equipa Gino Mader, corredor suíço que morreu este ano numa prova.
Esta quarta-feira, o Tour regressa com uma etapa propícia a sprinters, numa viagem de 179,8 quilómetros entre Clermont-Ferrand e Moulin.
