Francisco Peñuela soltou o rugido da pantera e entregou a vitória à equipa da Rádio Popular-Paredes-Boavista, em casa, em dia de aniversário dos axadrezados. O corredor venezuelano foi ovacionado pela maior plateia de sempre até agora da 85.ª Volta a Portugal, no final da sétima etapa da prova.
Corpo do artigo
Ouro sobre azul para a equipa comandada pelo "professor" José Santos, na sétima etapa da Volta a Portugal. Em dia do 121.º aniversário do Boavista e na chegada a casa de um dos principais patrocinadores, a estrutura tinha a missão de vencer e conseguiu.
Numa tirada muito incerta e nervosa - como têm sido, aliás, praticamente todos os dias da competição -, Francisco Peñuela surpreendeu os adversários da corrida ao sprint, já no último quilómetro, e voou para a meta instalada no Parque José Guilherme, em Paredes. Na chegada mais concorrida desta Volta a Portugal, o corredor venezuelano foi aplaudido por centenas de adeptos.
Quem também tinha uma "prenda" a receber era Tomas Contte, da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, que festeja esta quinta-feira o seu aniversário. O colega de equipa Nicólas Tivani, líder dos pontos, preparou-se para o lançar no sprint, mas o último ataque da etapa, nos últimos 8 quilómetros, impediu-o de concretizar o objetivo. Tiago Antunes também disputou a etapa, mas ainda não foi desta que a Efapel levou uma etapa para casa.
Aquele que foi mais um dia de amarelo para Afonso Eulálio foi também mais um dia com Colin Stussi "à perna". A ABTF Betão-Feirense tentou por várias vezes ganhar tempo, mas o suíço da Team Vorarlberg continua a dar provas de que quer mesmo repetir o feito do ano passado.
Depois da sétima tirada, Afonso Eulálio já não tem de se preocupar com Jon Aguirre. O corredor da Kern-Pharma perdeu muito tempo - estava na 3.ª posição da geral - e "desapareceu" do top 15. Já só faltam duas etapas em linha para que a equipa do Feirense consiga fazer diferenças e afastar Colin Stussi, que está a 21 segundos, do 2.º lugar da geral.
Na sexta-feira, o pelotão vai cumprir a 8.ª etapa da Volta a Portugal, numa ligação entre Viana do Castelo e Fafe.