O F. C. Porto entrega, esta quinta-feira, os Dragões de Ouro 2023, numa cerimónia que decorre no Coliseu do Porto e que se realiza no dia em que o clube celebrou o 130.º aniversário. Pepê foi eleito o Futebolista do Ano e Marcano recebeu o prémio de Atleta do Ano. Confira todos os premiados.
Corpo do artigo
Um dos prémios mais aguardados da noite era, como habitualmente, o de Futebolista do Ano e o eleito foi Pepê. "É uma honra estar a receber um prémio tão importante como este. Agradecer ao presidente, ao mister, todos os companheiros de equipa e à minha esposa, por me ajudar nos dias bons e dias maus, e aos meus pais, as pessoas mais importantes da minha vida. Acreditaram sempre em mim e no meu trabalho", disse o brasileiro.
Já o Treinador do Ano que mais se destacou conquistou a Liga dos Campeões ao serviço da equipa de hóquei em patins. Ricardo Ares recebeu o Dragão de Ouro e não deixou de o partilhar. "Desculpem pelo meu fraco português. Queria dar os parabéns ao F. C. Porto pelos 130 anos e agradecer, de todo o coração, ao presidente. Este é o melhor prémio que vou receber na minha carreira", disse o espanhol.
O Atleta do Ano foi Iván Marcano que recentemente sofreu uma grave lesão e desfalcou o plantel de Sérgio Conceição, tendo deixado uma mensagem em vídeo: "Agradecer ao clube por todo o apoio que me deu. Uma honra receber este prémio e sei o valor que nós, os portistas, lhe damos. Agradecer ao staff, treinadores e equipas médicas, que confiaram mais em mim do que eu próprio na primeira lesão. Agradecer, ainda, aos portistas e à minha família, sobretudo ao meu filho".
Confira os restantes premiados:
Recordação do Ano: Fernando Gomes (futebol)
Atleta Revelação do Ano: Martim Fernandes (futebol)
Atleta Jovem do Ano: Rodrigo Mora (futebol)
Atleta de Alta Competição: Xavier Malián (hóquei em patins)
Quadro do Ano: Ricardo Martins
Prémio Carreira: Carlos Magalhães, do departamento de saúde do F. C. Porto
Parceiro do Ano: Betano
Projeto do Ano: Comunidades Energéticas Greenvolt
Casas do Ano: Penafiel e Rio Tinto
Dirigente do Ano: Rodrigo Barros (voleibol)
Sócio do Ano: Pedro Violas (voleibol)
Dragão de Honra: Ricardo Guimarães