Pepe, que se despediu do futebol este verão, com 41 anos, vai ser homenageado no jogo de hoje, entre Portugal e a Croácia, no Estádio da Luz (19.45 horas), a contar para fase inicial da Liga dos Nações.
Corpo do artigo
Na mesma altura, será igualmente observado um minuto de silêncio em memória de Adolfo Calisto, que também representou a seleção nacional.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, no sítio oficial na Internet, que Pepe, o terceiro jogador com mais internacionalizações por Portugal, será acompanhado pelo presidente do organismo, Fernando Gomes, quando subir ao relvado do Estádio da Luz, em Lisboa.
O antigo defesa central, de 41 anos, que foi nomeado na quarta-feira embaixador das seleções nacionais, terminou a carreira internacional no Euro2024, no qual Portugal foi eliminado pela França nos quartos de final, após 141 jogos com a camisola da equipa das "quinas", registo apenas superado por Cristiano Ronaldo (212) e João Moutinho (146).
Em 141 internacionalizações, Pepe, que se estreou pela equipa das quinas em novembro de 2007, marcou oito golos e conquistou um Campeonato da Europa (2016) e uma Liga das Nações (2018).
André Villas-Boas, presidente do F. C. Porto, o último clube que Pepe representou na carreira, também já manifestou, publicamente, a intenção de prestar homenagem ao antigo capitão dos dragões.
O encontro de hoje, com início às 19.45 horas, de arranque da Liga das Nações (Grupo A1), vai servir também para lembrar Adolfo Calisto, que envergou a camisola das "quinas" em 15 ocasiões e morreu esta semana, aos 80 anos.