Darque Kayak Clube começou por assumir um papel social e agora tem Antoine Launay em Tóquio 2020
Corpo do artigo
Quando um grupo de jovens de Viana do Castelo adepto da canoagem criou o Darque Kayak Clube (DKC) em 5 abril 1994, a ideia era proporcionar oportunidade a jovens e crianças de praticar a modalidade numa zona socialmente desfavorecida. Os fundadores, entre eles o atual presidente do clube, Américo Castro, estavam longe de imaginar que num quarto de século elevariam o DKC ao patamar olímpico. O sonho começou a ganhar forma com o lançamento de um projeto de formação e desenvolvimento para o período 2012/24, que estabeleceu como um dos objetivos qualificar um atleta para os Jogos Olímpicos. A entrada de Antoine Launay para o clube e a sua recente qualificação olímpica em K1 slalom vieram antecipar a concretização daquela aspiração já para 2020.
"Contávamos levar um atleta aos Jogos Olímpicos em 2024, mas aconteceu mais cedo. Foi importante e vai-nos obrigar a reformular outra vez os nossos modelos. Pensamos conseguir, a nível da formação em pista, ter também alguém nos próximos ciclos olímpicos", afirma o presidente do DKC, comentando: "Por mais que isto seja um sonho concretizado, os objetivos competitivos não são os nossos maiores objetivos. A formação dos miúdos é a nossa meta mais pura". "As nossas maiores alegrias são o aumento do número de atletas, eles estarem bem formados e contentes com o clube, e proporcionar-lhes condições de excelência. O resto vem por acréscimo".
O último feito do DKC foi sagrar-se, este ano, tricampeão nacional de esperanças de slalom por clubes. A última prova do Campeonato Nacional estava marcada para este domingo em Vila Nova de Cerveira, mas foi cancelada. Entretanto, o número de atletas campeões nacionais subiu para 17.
Américo Castro não esquece os primórdios do DKC. "Começámos com instalações muito exíguas, a um quilómetro daqui [zona de treino no rio]. Vinha toda a gente a pé com os caiaques. O balneário era numa varanda", recorda.
Atualmente, o Darque Kayak Clube está instalado no Centro de Canoagem, criado em 2013 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Além deste, existem ainda naquele município outros três para o surf, vela e remo. E movimenta "cerca de 4000 praticantes por ano, entre náutica escolas, atletas federados e praticantes de lazer".
Para competição treina a modalidade de slalom, pista, maratona, fundo e paracanoagem (desde maio). E à margem da componente competitiva surgem o kayak polo, vela, mar, surf ski e freestyle. Neste momento, o clube anseia pela criação de uma pista de slalom no rio Lima para "poder fixar atletas de alto rendimento" em Viana do Castelo.
Darque kayak clube
Fundação: 5 de abril de 1994
Sócios: 300
Atletas na formação: 60
Palmarés: Segundo clube no ranking nacional de medalhas de campeões nacionais pela Federação Portuguesa de Canoagem; Sexto clube do ranking nacional pela FPC
Treinos: de segunda a sexta-feira (18.30h às 20h) sábado e domingo (9.45h às 12h)
Mensalidade: 16 euros